Práticas de pensamento computacional e desenvolvimento do sentido de símbolo: Uma experiência no 2.º ciclo com a folha de cálculo
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.36208Palavras-chave:
pensamento computacional, sentido de símbolo, folha de cálculo , tarefa de investigaçãoResumo
Este estudo teve como objetivo identificar os contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do sentido de símbolo, em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a partir da resolução de uma tarefa de investigação. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa, na modalidade de investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação direta, gravações áudio e recolha documental das produções dos alunos, resultado da exploração da tarefa. Os resultados mostram que a folha de cálculo promove (i) a mobilização de práticas de pensamento computacional, em especial, de algoritmia, de reconhecimento de padrões e de depuração; (ii) a compreensão de expressões algébricas, o estabelecimento de relações entre a linguagem simbólica própria deste ambiente computacional e a simbologia algébrica. Para estes resultados contribuíram de forma determinante a natureza exploratória da tarefa e a interação entre a professora e os alunos.
Referências
Albuquerque, C. (2021). Pensamento Computacional e Matemática. Educação e Matemática, 162, 31-38.
Arcavi, A. (1994). Symbol sense: Informal sense-making in formal mathematics. For the Learning of Mathematics, 14(3), 24–35. https://flm-journal.org/Articles/BFBFB3A8A2A03CF606513A05A22B
Barr, V., & Stephenson, C. (2011). Bringing Computational Thinking to K-12: What is Involved and What is the role of the computer science education community?. ACM Inroads, 2(1), 48–54. https://doi.org/10.1145/1929887.1929905
Beecher, K. (2017). Computational Thinking: A beginner's guide to problem-solving and programming. BCS.
Blanton, M. L., & Kaput, J. J. (2005). Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, 36(5), 412–446. https://psycnet.apa.org/record/2005-13920-003
Bocconi, S., Chioccariello, A., Kampylis, P., Dagienė, V., Wastiau, P., Engelhardt, K., Earp, J., Horvath, M.A., Jasutė, E., Malagoli, C., Masiulionytė-Dagienė, V. & Stupurienė, G., (2022) Reviewing Computational Thinking in compulsory education. http://dx.doi.org/10.2760/126955
Canavarro, A. P. (2007). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, 16(2), 81–118. https://doi.org/10.48489/quadrante.22816
Canavarro, A. P. (Coord.), Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P. M. & Espadeiro, R. G. (2021a). Aprendizagens Essenciais de Matemática - 5.º Ano. Ministério de Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/ae_mat_5.o_ano.pdf
Canavarro, A. P. (Coord.), Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correira, P., Marques, P. M. & Espadeiro, R. G. (2021b). Aprendizagens Essenciais de Matemática - 6.º Ano. Ministério de Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/ae_mat_6.o_ano.pdf
CIED- Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. (s.d.) Código de conduta ética na investigação. https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/aprovado_codigo_etica_0.pdf
Coutinho. C. P., Sousa A., Dias A., Bessa F., Ferreira M. J., & Vieira S. (2009) Investigação-Acção: Metodologia Preferencial nas Práticas Educativas. Psicologia, Educação e Cultura, Vol III(2), 355–379. https://hdl.handle.net/1822/10148
Duarte, J., Brocardo, J., & Ponte, J., P. (2011). Tecnologias e Pensamento Algébrico: Conhecimento e prática de duas professoras de Matemática. In M. H. Martinho, R. A. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds.) Actas do EIEM 2011 - Ensino e Aprendizagem da Álgebra (pp. 71–86). https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5677/1/Tecnologias%20e%20pensamento%20alg%C3%A9brico.pdf
Espadeiro, R. G. (2021). Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática, 162, 5–10.
Grossmann, M. T., Gonçalves, A. S. & Ponte, J. P. (2009). Um enquadramento do sentido de símbolo no 3.º ciclo. In M. H. Martinho & F. Viseu (Orgs), Atas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 547. APM.
Grossmann, M. T. & Ponte, J. P. (2011). O sentido do símbolo de um aluno e a álgebra do 12.º ano. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, J. P. Ponte (Eds.) Actas do EIEM 2011 - Ensino e Aprendizagem da Álgebra (pp. 281–302). https://cmup.fc.up.pt/cmup/eiem/grupos/documents/16.Grossmann%20e%20Ponte.pdf
Kieran, C. (2007). Learning and teaching algebra at the middle school through college levels: Building meaning for symbols and their manipulation. In F. K. Lester (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning, (pp. 707-762). NCTM & Information Age Publishing.
Kieran, C. (2022). The multi dimensionality of early algebraic thinking: background, overarching dimensions, and new directions. ZDM Mathematics Education, 54, 1131–1150.
Mariano, E. M. D. (2013). O desenvolvimento do pensamento algébrico com recurso à folha de cálculo: um estudo com alunos de 9.º ano [Dissertação de mestrado, Universidade Nova de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://run.unl.pt/handle/10362/10184
Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, J., Carrillo, J., Silva, L., Encarnação, M., Horta, M. J., Calçada, M., Nery, R., & Rodrigues, S. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação e Ciência. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
National Research Council. (2010). Report of a Workshop on the Scope and Nature of Computational Thinking. https://doi.org/10.17226/12840
National Research Council (2011) Report of a Workshop on the Pedagogical Aspects of Computational Thinking. Washington. https://doi.org/10.17226/13170
Nobre, S., Amado, N., & Ponte, J. P. (2015). A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos. Quadrante, Vol. XXIV (2), 85–109.
Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. Em GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11–34). APM.
Ponte, J. P., Branco, N., & Matos, A. (2009). Álgebra no Ensino Básico. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7105
Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2015) Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula. Quadrante, Vol XXIV (2), 111–134.
Ramos, J. L., & Espadeiro, R. G. (2014). Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, 7(2), 4–25. http://hdl.handle.net/10174/14227
Sanches, I. (2005). Compreender, Agir, Mudar, Incluir. Da investigação-acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 5, 127–142.
Sanford, J. (2018). Introducing computational thinking through spreadsheets. In M. Khine (Ed.) Computational Thinking in the STEM Disciplines (pp. 99–124). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-93566-9_6
Schliemann, A. D., Carraher, D. W., & Brizuela, B. M. (2007). Bringing out the algebraic character of arithmetic: From children's ideas to classroom practice. https://doi.org/10.4324/9780203827192
Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2012). Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória. Interacções, 20, 70–97. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/486
Wing, J. (2014). Computational Thinking Benefits Society. Social Issues in Computing. http://socialissues.cs.toronto.edu/index.html%3Fp=279.html
Wing, J. (2021). Pensamento Computacional. Educação e Matemática, 162, 2–4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.