Conhecimento, discernimento e ação em avaliação pedagógica: O legado de Leonor Santos

Autores

  • Domingos Fernandes Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES); ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Conselho Nacional de Educação | Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.36861

Palavras-chave:

Leonor Santos, teoria da avaliação, formas e instrumentos de avaliação, avaliação pedagógica, avaliação formativa, avaliação sumativa

Resumo

Este texto decorreu do desaparecimento da nossa querida colega Leonor Santos, uma professora e investigadora que se destacou pelas suas reconhecidas e invulgares qualidades pessoais e académicas, e tem como propósito apresentar e discutir aspetos significativos do legado que nos deixou no domínio da avaliação e, em particular, da avaliação pedagógica. Foram revistos quatro textos que considerei relevantes quanto à sua abrangência e à natureza dos seus conteúdos e que me pare­ceram traduzir bem o pensamento de Leonor Santos relativamente à construção teórica e à com­plexi­dade da avaliação pedagógica; aos critérios de qualidade para a avaliação formativa e às relações entre a avaliação formativa e a avaliação sumativa. A análise realizada permitiu, entre outras, iden­tificar as seguintes características do trabalho que nos foi deixado pela nossa querida colega: a) o destaque que dava ao conhecimento e à clarificação conceitual para discutir as questões de inte­resse e para progredir em termos teóricos e práticos; b) a notável consistência dos seus textos, sempre com um fio condutor, lógico, coerente, destacando o essencial das questões em análise e sempre apoiados na investigação empírica que realizava; e c) a sua sistemática preocupação em discutir fundamen­tadamente questões normalmente pouco trabalhadas nos meios académicos portugueses.

Referências

Leal, L. (1992). Avaliação da aprendizagem num contexto de inovação curricular. (Dissertação de Mestrado). Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Fernandes, D. (2024). Conhecimento, discernimento e ação em avaliação pedagógica: O legado de Leonor Santos. Quadrante, 33(1), 190–206. https://doi.org/10.48489/quadrante.36861

Edição

Secção

Dossier: Homenagem a Leonor Santos