Explorando aspetos do pensamento computacional em projetos de modelação matemática: Ideias decorrentes de uma semana de projetos numa escola secundária alemã
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.36870Palavras-chave:
pensamento computacional, modelação matemática, educação matemática, ensino secundário, resolução de problemas, educação STEMResumo
Este estudo investiga o papel do pensamento computacional (PC) em projetos de modelação matemática na disciplina de matemática no ensino secundário. Conduzimos um projeto de modelação matemática de quatro dias com 14 alunos do 9º ao 11º ano, durante uma semana de projetos, antes das férias de verão, numa escola secundária na Alemanha. As nossas observações revelaram que vários aspectos do PC, como a coleta de dados, o reconhecimento de padrões e a abstração, emergiram naturalmente nas atividades de modelação dos alunos, com esses aspectos estando intimamente ligados à natureza específica dos problemas de modelagem. Esses resultados sugerem que os projetos de modelação matemática oferecem oportunidades profícuas para desenvolver capacidades de PC nos alunos. Além disso, a nossa investigação destaca como o incentivo do PC pode enriquecer o processo de modelação e ajudar os alunos no processo de resolução de problemas matemáticos. Ao ilustrar a sinergia entre o PC e a modelação matemática, este estudo sublinha o potencial de integrar o pensamento computacional na educação matemática para preparar melhor os alunos para os desafios da era digital.
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