Leonor Santos: Estudos sobre o professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.36895Palavras-chave:
professor de matemática, desenvolvimento profissional, formação contínua, formação inicial, colaboração, reflexãoResumo
Este artigo procura evidenciar o contributo científico de Leonor Santos relativamente aos estudos sobre o professor de Matemática, organizando-se em seis temas: estudos sobre a prática profissional do professor, sobre a formação inicial e os professores iniciantes, sobre formação contínua, sobre formação de formadores, sobre o balanço de estudos internacionais e sobre o balanço de estudos na Quadrante. Os estudos apresentados apontam para cinco ideias fundamentais: a adoção de uma perspetiva curricular inovadora valorizando o trabalho a partir de tarefas de natureza investigativa, uma atenção especial à prática do professor tendo subjacente o conhecimento em ação, a valorização da colaboração e da reflexão e o trabalho a partir da prática como elemento central nos processos formativos que se reveste de especial alcance se assumir a forma de investigação sobre a prática. Trata-se de ideias que conservam, hoje em dia, plena atualidade.
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