Construção do conceito de pensamento reflexivo computacional em experiências computacionais educativas construcionistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.36899

Palavras-chave:

pensamento reflexivo, pensamento computacional, mtemática, experiência computacional, experiência educativa, programação

Resumo

Nosso objetivo é compreender como são mobilizados e se coadunam os pensamentos reflexivo e computacional quando mobilizados e desenvolvidos em Experiências Computacionais Educativas Construcionistas (ExCEC) baseadas na construção de programas no Scratch. Adotamos a abordagem qualitativa Design Based Research para planejar e desenvolver as ExCEC num contexto naturalístico de sala de aula com uma turma de 11 crianças de 9 a 12 anos, que participam de cursos oferecidos por uma Organização Não Governamental (ONG) localizada na cidade de Birigui, em São Paulo, Brasil. A análise é feita sobre narrativas chamadas de histórias de aprendizagens, e sob as lentes de um constructo teórico que articula as ideias de pensamento reflexivo e de experiência educa­tiva de John Dewey, com conceitos do construcionismo de Seymour Papert. Os resultados eviden­ciam a ação recíproca dos pensamentos reflexivo e computacional sobre o processo de apren­di­zagem por meio da construção de significados matemáticos, levando-nos a identificar a prevalência de um estilo de pensamento que chamamos de pensamento reflexivo computacional, mobilizado para for­mu­lar e resolver situações problemáticas que surgem durante a construção dos projetos de programação.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Barbosa, L. L. da S., & Maltempi, M. V. (2024). Construção do conceito de pensamento reflexivo computacional em experiências computacionais educativas construcionistas. Quadrante, 33(2), 58–81. https://doi.org/10.48489/quadrante.36899

Edição

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Artigos