Contributos sobre o pensamento computacional na formação inicial de professores: Uma experiência com o Scratch para o 1.º Ciclo

Autores

  • Neusa Branco Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém e CIAC-PLDIS IPSantarém | Portugal https://orcid.org/0000-0003-4695-0098
  • Paula Maria Barros Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança | Portugal https://orcid.org/0000-0002-6297-0868

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.36983

Palavras-chave:

aprendizagem matemática, formação de professores, pensamento computacional, Scratch

Resumo

O pensamento computacional é assumido como uma competência do século XXI, ganhando reflexo nas revisões curriculares dos últimos anos em diversos países. Em Portugal, o pensamento computacional surge como uma das capacidades matemáticas transversais nas Aprendizagens Essenciais de Matemática de 2021. Este artigo apresenta um estudo de natureza exploratória que visa conhecer o contributo do trabalho de futuras professoras dos primeiros anos com o Scratch para a sua prática futura no 1.º ciclo do ensino básico, num contexto de formação que integra a aprendizagem da Geometria e Medida e o desenvolvimento do pensamento computacional. Participam no estudo quatro futuras professoras que frequentam mestrados que habilitam para a docência no 1.º ciclo do ensino básico. Os resultados evidenciam o reconhecimento das futuras professoras de oportunidades de integração do conhecimento matemático e de práticas do pensamento computacional com a realização e discussão da tarefa “A horta da turma”, de desafios na gestão da aula e de dificuldades dos alunos, que conseguem antecipar. A realização dessa tarefa com recurso ao Scratch permite identificar a articulação entre práticas do pensamento computacional e a aprendizagem de tópicos matemáticos específicos, como sendo o perímetro e a área de retângulos.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Branco, N., & Barros , P. M. (2024). Contributos sobre o pensamento computacional na formação inicial de professores: Uma experiência com o Scratch para o 1.º Ciclo . Quadrante, 33(2), 315–337. https://doi.org/10.48489/quadrante.36983

Edição

Secção

Artigos