Desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio geométrico no 7.º ano: Resultados de uma experiência de ensino
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.37328Palavras-chave:
tarefas de integração, práticas de pensamento computacional, processos de raciocínio geométrico, trajetória hipotética de aprendizagemResumo
O Pensamento Computacional (PC) tem-se afirmado como uma competência essencial nos currículos escolares, em especial de Matemática. Contudo, existe ainda uma compreensão limitada sobre como pode ser desenvolvido de forma integrada com outros conhecimentos matemáticos essenciais. Este estudo investigou a possibilidade de integrar o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio geométrico no âmbito do subtópico Operações com Figuras, no 7.º ano. Utilizou-se a metodologia de Design Research, numa abordagem de Experiência de Ensino guiada por uma conjetura e baseada em tarefas exploratórias para desenvolver o PC e o raciocínio geométrico simultaneamente. Os resultados revelaram que combinar intencionalmente o PC e Geometria permitiu desenvolver e mobilizar conhecimento em ambos os temas de forma integrada, cíclica e iterativa. Porém, os níveis de consecução variaram, observando-se desafios na conexão entre o PC e o raciocínio geométrico, influenciados pela complexidade dos conceitos, pelo nível de familiaridade com as plataformas de programação, e pelos processos de raciocínio geométrico. O estudo conclui que a integração é viável e vantajosa, mas requer abordagens adaptáveis que considerem o desenvolvimento cognitivo dos alunos e incluam uma abordagem exploratória. Recomenda-se o uso inicial de tarefas unplugged para facilitar a transição para as ferramentas digitais.
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