Pontos de vista de Jean-Marie Kraemer sobre o ensino e a aprendizagem dos números

Autores

  • Fátima Mendes Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal; Centro de Investigação em Qualidade de Vida | Portugal https://orcid.org/0000-0002-7112-9034
  • Catarina Delgado Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal; Centro de Investigação em Qualidade de Vida | Portugal https://orcid.org/0000-0001-8146-1236

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.42573

Palavras-chave:

aprendizagem dos números, estratégias de resolução, planificação do ensino, tarefas

Resumo

Este artigo procura ilustrar o trabalho desenvolvido por Jean-Marie Kramer no âmbito da Educação Matemática e destacar as suas principais ideias associadas ao ensino e a aprendizagem dos números. A primeira secção retrata o seu percurso profissional inicial, evidenciando as experiências que orientaram as suas áreas de interesse na investigação. A segunda secção foca-se nos contributos para a investigação e formação de professores portugueses relacionados com o ensino e a aprendiza­gem dos números. A estrutura desta secção é orientada por um conjunto de princípios que Jean-Marie Kramer considera fundamentais para planificar o ensino dos números e, a partir destes, realçam-se algumas das suas perspetivas sobre esta temática.

Referências

Brocardo, J., Serrazina, L., & Kraemer, J. M. (2003). Algoritmos e sentido do número. Educação e Matemática, 75, 11–15.

Cebola, G. (2019). Flexibilidade na comparação multiplicativa: um estudo com alunos do 2.º ciclo. [Tese de doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/42867

Cobb, P., Stephan, M., McClain, K., & Gravemeijer, K. (2001). Participating in classroom mathematical practices. The Journal of the Learning Sciences, 10(1), 113–163. https://doi.org/10.1207/S15327809JLS10-1-2_6

Delgado, C. (2014). As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: um estudo no 1.º ciclo. [Tese de doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/10559

Equipa do Programa de Formação Contínua em Matemática da Escola Superior de Educação de Setúbal (EPFCMESES) (2010). Números decimais: uma proposta de abordagem. Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Setúbal.

Equipa do projeto DSN. (2005). Desenvolvendo o sentido do número: Perspetivas e exigências curriculares. Materiais para professores e educadores. Associação de Professores de Matemática.

Equipa do projeto DSN. (2007). Desenvolvendo o sentido do número. Perspetivas e exigências curriculares (Vol. II). Associação de Professores de Matemática.

Ferreira, E. (2012). O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade. [Tese de doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/5996

Fosnot, C. T. & Dolk, M. (2001). Young Mathematicians at Work. Constructing Number Sense, Addition, and Subtraction. Heinemann.

Gravemeijer, K. (1994). Developing realistic mathematics education. Freudenthal Institute.

Gravemeijer, K., & Kraemer, J.-M. (1984). Met het oog op ruimte: een meetkundige wereldoriëntatie. (De olho no espaço: uma orientação geométrica do mundo). Zwijsen.

Kraemer, J.-M. (2001). Pôr a mão na massa (La main à la pâte). Educação e Matemática, 65, 19–26.

Kraemer, J.-M. (2002). Evaluer pour mieux comprendre les enfants et améliorer sa pratique. Educational Studies in Mathematics, 51, 95–116. https://doi.org/10.1023/A:1022428829082

Kraemer, J.-M. (2003). Avaliar para adaptar as aprendizagens à medida dos conhecimentos dos alunos. Educação e Matemática, 74, 33–41.

Kraemer, J.-M. (2005). Challenges of assessment today. In L. Santos, A. P. Canavarro & J. Brocardo (Eds.), Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas (pp. 231-246). APM. https://www.apm.pt/files/files/Ebooks/PauloAbrantes/EBOOK_Homenagem_PA.pdf

Kraemer, J.-M. (2007). A introdução dos números decimais. In Equipa do Projecto DSN, Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares (pp. 23-26). APM.

Downloads

Publicado

2025-08-02

Como Citar

Mendes, F., & Delgado, C. (2025). Pontos de vista de Jean-Marie Kraemer sobre o ensino e a aprendizagem dos números. Quadrante, 34(1), 169–178. https://doi.org/10.48489/quadrante.42573

Edição

Secção

Recordando...