Número Temático Quadrante 2020 – Chamada de artigos

2019-07-08

Comunicação no ensino e aprendizagem da Matemática

Editores convidados:

Luís Menezes, ESE/Instituto Politécnico de Viseu, Portugal  ( menezes@esev.ipv.pt )
Adair Nacarato, Universidade São Francisco - São Paulo, Brasil ( adamn@terra.com.br )

A Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática, tem como objetivos fomentar a partilha de ideias e de experiências e divulgar artigos de investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem da Matemática, concorrendo para a discussão no domínio da Educação Matemática. O tema escolhido para o número temático da Quadrante de 2020 é a Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Reconhecidamente, a comunicação é um elemento essencial no ensino, dado que é através dela, recorrendo a diversas linguagens (como a verbal, a não verbal e a matemática) que o professor organiza a ação em sala de aula. A compreensão do funcionamento da comunicação no ensino da Matemática é ainda um campo largamente por explorar em aspetos como o questionamento, a dinamização de discussões, a explicação e sistematização de conhecimentos e a avaliação.

Igualmente importante, é o papel que a comunicação desempenha na aprendizagem dos alunos, nomeadamente na forma como ela conduz à construção do conhecimento matemático. A compreensão das interações comunicativas que ocorrem numa sala de aula de Matemática, em qualquer nível de ensino, que podem assumir diversos padrões, e a sua relação com a atividade matemática dos alunos, potencializada por tarefas matemáticas com as quais são confrontados, constitui um grande desafio para a investigação, tanto em termos das questões que pode colocar como na conceção de novas abordagens metodológicas para o seu estudo.

Neste jogo comunicativo, é importante conhecer como a comunicação verbal, escrita e oral, se conjuga com outras formas de representação e linguagem. É também relevante discutir como a comunicação é contemplada nos currículos de Matemática, ao nível dos objetivos, das competências e das orientações metodológicas.

O estudo da comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática abarca também questões relativas à diversidade cultural, ao uso da tecnologia e aos recursos didáticos. Num outro plano, é importante entender como a comunicação é abordada na formação de professores de Matemática, inicial e contínua, e como esta se repercute na prática de ensino, nomeadamente ao nível dos estágios profissionais.

Assim, os editores deste número temático convidam-no(a) a participar nesta edição, submetendo uma proposta de artigo à revista Quadrante.

Os artigos devem ser inéditos, de natureza teórica ou empírica, e ser escritos numa das seguintes línguas: português, inglês, espanhol ou francês. Os textos podem ter até 8000 palavras, e devem seguir as normas de publicação da revista (consultar em https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/about/submissions).

As propostas de artigos submetidas são sujeitas a um processo de revisão anónima por pares.

Data limite para submissão de propostas: 25 de janeiro de 2020 (nova data)