Conhecimento didático de futuras professoras para o ensino de sequências numéricas num contexto de Sala de Aula Invertida
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.41205Palavras-chave:
futuro professor de matemática, conhecimento didático, aula híbrida, sala de aula invertida, sequências numéricasResumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que busca compreender o conhecimento didático evidenciado por duas licenciandas em Matemática no planejamento de uma aula híbrida na abordagem de Sala de Aula Invertida para o ensino de sequências numéricas. A recolha de dados compreendeu os momentos de planejamento da aula híbrida pelas futuras professoras e envolveu a elaboração de atividade instrucional (assíncrona), exploratória (síncrona) e avaliativa. Os resultados apontam a elaboração dos vídeos explicativos, quiz e tarefas exploratórias para o ensino de sequências numéricas como grandes desafios para as licenciandas no planejamento da aula híbrida. No entanto, revela-se que a integração e articulação de diferentes aspectos do conhecimento didático das licenciandas contribuiu para que elas superassem esses desafios. Os resultados sugerem que a elaboração, por licenciandos de Matemática, de materiais de ensino que integrem recursos didáticos manipuláveis e tecnologias digitais, na abordagem de Sala de Aula Invertida, suportada por um processo cíclico de atividades instrucionais, exploratórias e avaliativas, pode favorecer a formação de futuros professores como profissionais reflexivos e contribuir com o desenvolvimento de seu conhecimento didático para ensinar matemática.
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