Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.27813

Palavras-chave:

professor que ensina Matemática, conhecimento profissional, prática letiva, desenvolvimento profissional

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam por dar maior destaque às conceções, para passarem às outras componentes do conhecimento profissional. Contudo, são as práticas letivas que têm vindo a ser objeto de maior atenção dos educadores matemáticos que publicam nesta revista. São usadas diversas dimensões para as estudar, procurando-se abarcar de forma abrangente a complexidade da sala de aula. A formação contínua é a mais estudada de entre os contextos de desenvolvimento profissional do professor, muito embora sejam também considerados a formação inicial e contextos não formais. Surgem, ainda, na última década, os estudos de aula como um contexto favorável ao desenvolvimento profissional do professor, quer quanto ao seu conhecimento profissional, quer quanto à renovação de práticas letivas. Estudos que envolvam educadores de infância, bem como a sustentabilidade do desenvolvimento profissional são áreas a merecer maior atenção no futuro.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Santos, L., Serrazina, L., & Martinho, M. H. (2022). Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante. Quadrante, 31(2), 94–121. https://doi.org/10.48489/quadrante.27813

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Artigos