A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22574

Palavras-chave:

insubordinação criativa, estatística, relação dialógico-comunicativa, resolução de problemas, infância

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa (auto)biográfica do tipo pesquisa-formação que utiliza narrativas autobiográficas orais, escritas e áudio-gravadas, com o objetivo de investigar a relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na resolução de problemas em estatística na infância. Para tanto, delineou-se a seguinte questão de central: Como o diálogo e a comunicação dos alunos, ao resolverem problemas em estatística, são provocados pela insubor­dinação criativa? Para respondê-la, considerou-se uma turma de crianças de 6-7 anos (2.° ano do Ensino Fundamental), que, por meio da metodologia de Projetos de Classe, colocaram-se perante situações reais que vivem fora da escola, com a finalidade de constatar possíveis adversidades, analisar, chegar a conclusões e propor soluções. Estabelece-se a relação dialógico-comunicativa a partir de ações de insubordinação criativa, expressas pelos alunos, quando o discurso da sala de aula se torna interativo e proporciona uma construção colaborativa do conhecimento estatístico. Os resultados evidenciam que as crianças, quando provocadas por problematizações reais, apresentam ações de insubordinação criativa as quais requerem o diálogo e a comunicação para chegar a conclusões e novos questionamentos. Amplia-se, então, o desenvolvimento do pensamento crítico e da reflexividade narrativa das crianças.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Corrêa, S., & Lopes, C. (2020). A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças. Quadrante, 29(2), 86–108. https://doi.org/10.48489/quadrante.22574

Edição

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Artigos