O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22658Resumo
O computador tem sido, nos últimos anos, internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes contributos para concretizar as actuais orientações gerais do ensino da Matemática. No entanto, a sua utilização lectiva é bastante diminuta e quando acontece nem sempre explora completamente as potencialidades deste instrumento. A utilização do computador pode corresponder a realidades muito distintas, sendo naturalmente influenciada pelas concepções do professor em relação à Matemática, ao ensino desta disciplina, e ao papel que atribuem àquele instrumento. Simultaneamente, as experiências de utilização do computador em aulas de Matemática podem mostrar ao professor cenários inesperados, que ultrapassam ou contrariam as suas expectativas, que servem ou contrariam as suas preocupações. O computador é ele próprio um elemento de influência nas concepções e práticas dos professores, podendo abrir novas perspectivas sobre o ensino da Matemática, e incentivar um processo de desenvolvimento profissional, sobretudo quando a sua utilização é acompanhada de discussão e reflexão. Após uma abordagem teórica da relação entre as concepções e as práticas pedagógicas, este artigo apresenta a vivência de três professores relativamente à utilização do computador no ensino da Matemática, discutindo o papel deste instrumento enquanto influenciador das concepções e práticas dos professores.
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