Da literatura sobre a prova rigorosa em Educação Matemática: Um levantamento
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22680Resumo
No artigo examinamos parte da literatura disponível sobre a prova rigorosa em Educação Matemática, sem a pretensão de esgotar o tema. Tal estudo constituiu-se no estágio pré-reflexivo a partir do qual desenvolvemos trabalho de doutorado. Os artigos e livros estudados traçam um panorama do que tornou possível à Matemática transformar-se numa ciência hipotético-dedutiva, levando-nos a concluir que embora existam exemplos de provas anteriores a Euclides, foi com o geômetra de Megara que se constituiu o que hoje concebemos como o parâmetro de rigor para a Matemática. Percorremos a trajetória de uma "arqueologia da prova", passamos pela discussão sobre os aspectos sociais próprios da atividade de provar feita por matemáticos profissionais e, chegando aos dias atuais, focamos a ainda polêmica questão da imersão dos computadores no domínio das provas rigorosas. Em termos gerais, alguns elementos constitutivos essenciais, que apresentamos à guiza de conclusão, podem ser extraídos dessa análise critica da literatura.
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