O trabalho do professor numa aula de investigação matemática

Autores

  • João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616
  • Hélia Oliveira Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2560-1641
  • Lina Brunheira Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5027-1867
  • José Manuel Varandas Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Catarina Ferreira Escola Secundária Bramcaamp Freire, Pontinha, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22709

Resumo

Este estudo, realizado por uma equipa colaborativa integrando professores e investigadores, tem por objectivo caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, e indicar os aspectos do conhecimento profissional mais relevantes. A metodologia é qualitativa, baseada na observação de situações de aula na realização de uma tarefa que se presta a ser abordada de diversas perspectivas e com diversos graus de sofisticação matemática. A recolha de dados foi realizada através de registos vídeo e áudio e notas de observação, a partir dos quais foram seleccionados diversos episódios para uma análise aprofundada.

O estudo evidencia seis papéis fundamentais do professor no decorrer de uma aula em que os alunos realizam este tipo de trabalho. Um deles é pensar matematicamente em frente dos seus alunos, e decorre da própria natureza aberta da tarefa. Dois outros papéis, dar informação e promover a reflexão, decorrem de duas dimensões do currículo, a dos objectivos gerais e a dos conteúdos particulares. E, finalmente, três outros papéis, desafiar, apoiar e avaliar, decorrem da lógica do desenvolvimento de qualquer actividade. O estudo evidencia ainda diversos aspectos do conhecimento profissional do professor, nomeadamente o conhecimento matemático, em especial relativo à tarefa de investigação, e o conhecimento didáctico, relativo à organização do trabalho e à condução da actividade dos alunos.

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Publicado

1999-12-30

Como Citar

Ponte, J. P. da, Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1999). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41–70. https://doi.org/10.48489/quadrante.22709

Edição

Secção

Artigos