O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22709Resumo
Este estudo, realizado por uma equipa colaborativa integrando professores e investigadores, tem por objectivo caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, e indicar os aspectos do conhecimento profissional mais relevantes. A metodologia é qualitativa, baseada na observação de situações de aula na realização de uma tarefa que se presta a ser abordada de diversas perspectivas e com diversos graus de sofisticação matemática. A recolha de dados foi realizada através de registos vídeo e áudio e notas de observação, a partir dos quais foram seleccionados diversos episódios para uma análise aprofundada.
O estudo evidencia seis papéis fundamentais do professor no decorrer de uma aula em que os alunos realizam este tipo de trabalho. Um deles é pensar matematicamente em frente dos seus alunos, e decorre da própria natureza aberta da tarefa. Dois outros papéis, dar informação e promover a reflexão, decorrem de duas dimensões do currículo, a dos objectivos gerais e a dos conteúdos particulares. E, finalmente, três outros papéis, desafiar, apoiar e avaliar, decorrem da lógica do desenvolvimento de qualquer actividade. O estudo evidencia ainda diversos aspectos do conhecimento profissional do professor, nomeadamente o conhecimento matemático, em especial relativo à tarefa de investigação, e o conhecimento didáctico, relativo à organização do trabalho e à condução da actividade dos alunos.
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