Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje

Autores

  • Isabel Escudero Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Sevilla, España
  • Victoria Sánchez Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Sevilla, España https://orcid.org/0000-0003-2134-8025

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22718

Palavras-chave:

Conocimiento profesional, Práctica profesional, Profesores de Matemáticas de secundaria, Semejanza

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação sobre a relação entre o conhecimento profissional e as práticas de ensino de professores de Matemática do ensino secundário, quando eles ensinam tópicos específicos de Matemática, no nosso caso, semelhança. Em particular, neste artigo descrevemos e caracterizamos a estrutura de um segmento duma apresentação de um professor (introdução da razão entre volumes de figuras semelhantes), como o conteúdo matemático está organizado nas acções que formam a estrutura deste segmento, e as relações entre a organização das acções/conteúdo e as justificações dadas pelo professor. Os resultados mostram as regularidades nas práticas do professor e a diversidade dos aspectos relacionados com os diferentes domínios do conhecimento profissional que estão envolvidos nas acções que configuram um processo de ensino.

Publicado

1999-12-30

Como Citar

Escudero, I., & Sánchez, V. (1999). Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje. Quadrante, 8(1&2), 85–110. https://doi.org/10.48489/quadrante.22718

Edição

Secção

Artigos