Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22725Palavras-chave:
Matemática realista, Teorias de ensino e aprendizagem, Developmental Research, Modelos em Educação Matemática, Material ManipulativoResumo
A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.