Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction

Autores

  • Nisa Figueiredo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22725

Palavras-chave:

Matemática realista, Teorias de ensino e aprendizagem, Developmental Research, Modelos em Educação Matemática, Material Manipulativo

Resumo

 A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina. 

Downloads

Publicado

2000-06-30

Como Citar

Figueiredo, N. (2000). Realistic Mathematics Education — A different approach to learning and instruction. Quadrante, 9(1), 87–116. https://doi.org/10.48489/quadrante.22725

Edição

Secção

Artigos