O valor das interações virtuais e da dinâmica hipertextual no desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22766Palavras-chave:
Desenvolvimento do Conhecimento Profissional em Matemática, Mediação por Internet, Ações Profissionais CríticasResumo
Neste artigo são apresentadas contribuições de um processo teleinterativo para o desenvolvimento profissional docente em matemática e são identificadas algumas ações profissionais crítico-reflexivas mobilizadas na interação através de correio eletrônico. A pesquisa é parte de um estudo longitudinal cujo objetivo é analisar as implicações da dinâmica de trabalho por Internet implementada em um ambiente virtual construído para a formação continuada em geometria no Brasil. A atenção à reflexão pessoal e à socialização contínua de idéias em um coletivo profissional constituiu um fato relevante de um ambiente no qual o professor foi o protagonista e controlou o seu processo formativo. Além do mais, a dinâmica virtual possibilitou a todos os docentes tornarem-se responsáveis do trabalho colaborativo e desenvolverem distintas ações profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.