A Aprendizagem dos números racionais

Autores

  • Cecília Monteiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
  • Hélia Pinto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7891-2523

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22785

Palavras-chave:

Números racionais, Fracção, Estratégias informais, Símbolos e matematização

Resumo

Este artigo analisa aspectos do ensino e da aprendizagem dos números racionais. Identifica algumas dificuldades com que os alunos se deparam no desenvolvimento do sentido dos fraccionários, nomeadamente quando são representados por fracções. Analisa também diferentes tipos de unidades e a sua relevância na compreensão deste assunto. São discutidos aspectos relativos à passagem das estratégias informais dos alunos na resolução de problemas para a formalização. Apresenta-se ainda, neste âmbito, o contexto Português em relação ao currículo enunciado nos programas e ao currículo implementado. Finalmente faz-se uma referência a estudos, que nesta área, foram já desenvolvidos em Portugal.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Monteiro, C., & Pinto, H. (2005). A Aprendizagem dos números racionais. Quadrante, 14(1), 89–107. https://doi.org/10.48489/quadrante.22785

Edição

Secção

Artigos