A Aprendizagem dos números racionais
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22785Palavras-chave:
Números racionais, Fracção, Estratégias informais, Símbolos e matematizaçãoResumo
Este artigo analisa aspectos do ensino e da aprendizagem dos números racionais. Identifica algumas dificuldades com que os alunos se deparam no desenvolvimento do sentido dos fraccionários, nomeadamente quando são representados por fracções. Analisa também diferentes tipos de unidades e a sua relevância na compreensão deste assunto. São discutidos aspectos relativos à passagem das estratégias informais dos alunos na resolução de problemas para a formalização. Apresenta-se ainda, neste âmbito, o contexto Português em relação ao currículo enunciado nos programas e ao currículo implementado. Finalmente faz-se uma referência a estudos, que nesta área, foram já desenvolvidos em Portugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.