Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22800Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional de professores, Formação de professores de Matemática, Práticas reflexivas, Práticas colaborativas, Práticas investigativas, Investigação de própria práticaResumo
Este artigo apresenta uma meta-análise de estudos brasileiros que investigam a formação e o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática. Tomando-se como corpus de análise deste estudo um conjunto de onze pesquisas brasileiras traduzidas em teses e dissertações e concluídas no período de 1998 a 2003, este trabalho buscou, por contraste e inter-relacionamento, indícios de práticas que promovem o desenvolvimento profissional em diferentes contextos e espaços formativos.
A meta-análise foi desenvolvida em torno de duas modalidades de práticas:
1) práticas coletivas pontuadas por momentos de reflexão, colaboração e investigação;
2) outras práticas contributivas do desenvolvimento profissional.
As análises e interpretações produzidas forneceram resultados e indícios que permitem concluir que as práticas reflexivas, investigativas e colaborativas constituem uma poderosa tríade catalisadora do desenvolvimento profissional dos professores de Matemática.
No entanto, foram evidenciadas outras práticas que também são promotoras do desenvolvimento profissional: aquelas decorrentes da investigação e da reflexão sobre a própria prática; a produção de diários reflexivos sobre o processo de vir-a-ser-professor de Matemática; a participação ativa em processos de inovação curricular; a participação em projetos de formação inicial e continuada que tenham como eixo principal de formação docente a problematização e a reflexão sistemática da prática pedagógica.
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