Aprendizaje colaborativo y formación de asesores en matemáticas: Análisis de un caso
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22804Palavras-chave:
Apendizagem colaborativa, Orientadores, Conhecimento profissional, Formação de professores, Instrumento conceptual, Interacção, Reflexão sobre a práticaResumo
Neste estudo analisamos como professores do ensino primário atribuem sentido à informação procedente da àrea da Didáctica da Matemática num curso de orientadores, quando envolvidos num ambiente de aprendizagem interactiva. Este ambiente articula-se em torno da reflexão sobre um problema profissional e mediante a participação em debates virtuais e presenciais. Os problemas profissionais em que incidiu a reflexão foram: diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino primário e planificar uma intervenção focando o ensino do algoritmo da divisão tendo em conta as causas dessas dificuldades.
Os resultados obtidos indicam que os professores fazem um uso progressivo da informação teórica sobre a aprendizagem matemática quando descrevem e justificam as dificuldades que os alunos têm com esse algoritmo. Neste contexto, a construção do conhecimento profissional evidencia-se pelo modo como os professores negociavam o significado das ideias teórias e o modo como relacionavam as diferentes ideias para explicar as dificuldades dos alunos. Uma implicação destes resultados é que a interacção colaborativa entre professores na resolução de problemas profissionais é um apoio à operacionalização das ideias teóricas e à sua aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.