A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22824

Palavras-chave:

Movimento da Matemática Moderna, Cadernos de alunos, Cultura escolar

Resumo

O texto analisa alguns cadernos de exercícios de alunos que freqüentaram as chamadas “turmas-piloto”, classes que desenvolveram as primeiras experiências pedagógicas propostas pelo movimento de modernização do ensino de matemática em Portugal. Tais cadernos foram utilizados em conjunto com o material didático elaborado por Sebastião e Silva, para os 6º e 7º anos do 3º ciclo dos liceus.

O objetivo do trabalho é, através do uso desses materiais didático-pedagógicos, buscar uma interpretação histórica das práticas que ocorreram nas turmas-piloto. Considera-se que a análise dessas fontes — cadernos escolares — traz elementos importantes para a compreensão do Movimento da Matemática Moderna em Portugal, referenciada pelos estudos culturais. O que mostram os cadernos relativamente à incorporação de novos conteúdos de ensino? Quais são os exercícios praticados nesta nova proposta? Qual a sua ênfase? Quais conteúdos são predominantemente estudados? Essas, dentre outras, são algumas das questões norteadoras da análise.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

Leme da Silva, M. C., & Valente, W. (2008). A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?. Quadrante, 17(1), 78–92. https://doi.org/10.48489/quadrante.22824

Edição

Secção

Artigos