Contributo para a história das inovações no ensino da Matemática no Primário: João António Nabais e o desenvolvimento e divulgação de materiais didácticos

Autores

  • Rui Candeias EB1/JI Quinta de Santo António, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22825

Palavras-chave:

materiais didácticos, História do Ensino da Matemática, Ensino Primário, Matemática Moderna

Resumo

O presente artigo, que se situa no âmbito da História do Ensino da Matemática, tem como objectivo conhecer o papel do pedagogo João António Nabais, fundador do Colégio Vasco da Gama, no desenvolvimento e divulgação de materiais didácticos para o ensino da Matemática no Ensino Primário, no período compreendido entre a década de 60 e a década de 70, no contexto Matemática Moderna.

A investigação foi conduzida com uma metodologia baseada na investigação histórica, tendo como referência a história cultural. As principais fontes do estudo são os documentos escritos pelo próprio Nabais sobre o trabalho desenvolvido no Colégio Vasco da Gama, os depoimentos orais de pessoas que trabalharam com este pedagogo, os materiais didácticos desenvolvidos por Nabais para o ensino da Matemática, os apontamentos dos cursos e os registos fotográficos.

Sobre estes documentos, procedeu-se a uma análise do tipo qualitativo. Relativamente ao trabalho de João António Nabais, destaca-se o seu papel na divulgação e desenvolvimento de materiais didácticos para o ensino da Matemática. No início da década de 1960, o seu trabalho desenvolve-se essencialmente com a divulgação do material Cuisenaire e a partir de 1966, com o desenvolvimento de materiais didácticos, como o Calculador Multibásico e os Cubos – Barras de cor. Paralelamente, traduz e produz metodologias para explorar os conteúdos matemáticos com esses materiais. Este pedagogo desenvolve também um intenso trabalho no âmbito da formação professores.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

Candeias, R. (2008). Contributo para a história das inovações no ensino da Matemática no Primário: João António Nabais e o desenvolvimento e divulgação de materiais didácticos . Quadrante, 17(1), 47–76. https://doi.org/10.48489/quadrante.22825

Edição

Secção

Artigos