A Matemática da escola primária brasileira: tradição e modernização
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22826Palavras-chave:
história da disciplina escolar, cultura escolar, escola primária, matemática modernaResumo
Com o objetivo de compreender o impacto da introdução da Matemática Moderna na escola primária brasileira, o presente estudo analisa as rupturas e continuidades sofridas por uma disciplina marcada por uma forte tradição pedagógica. Perpassando várias reformas educativas, a matemática da escola primária brasileira ainda se caracterizava, na década de 1960, momento da difusão do Movimento da Matemática Moderna, como um componente curricular que oscilava entre o disciplinamento mental e a preparação para a vida prática.
Para compreender como essa dupla finalidade da Aritmética na escola primária foi impactada com a chegada desse movimento, o estudo analisa fontes históricas como um caderno escolar de 1942, além de provas de Matemática dos Exames de Admissão ao Ginásio da Escola Estadual de São Paulo, das décadas de 1940 a 1970, momentos que antecedem e marcam as práticas da Matemática Moderna nas escolas brasileiras. O estudo constata que o Movimento da Matemática Moderna, apesar de propor novas finalidades à matemática escolar e enfatizar a superação da memorização e repetição, não fez inicialmente um corte substancial na tradicional aritmética da escola elementar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.