Trabalhando os jugos em Trás-os-Montes e Alto Douro

Autores

  • Cecilia Costa Departamento de Matemática e CM UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro CDIMA – Universidade de Aveiro, Portugal
  • Maria Manuel Nascimento Departamento de Matemática e CM UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3913-4845
  • Paula Catarino Departamento de Matemática e CM UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro CDIMA – Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6917-5093
  • Rui Fernandes Escola Secundária com Terceiro Ciclo de Camilo Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22845

Palavras-chave:

etnomatemática, jugos, práticas lectivas, educação em matemática

Resumo

Neste artigo são apresentadas contribuições para a identifi cação de processos matemáticos existentes num artefacto agrícola da região de Trás-os-Montes e Alto Douro — o jugo. Os principais objectivos são: recolher material sobre profi ssões tradicionais em vias de extinção e adaptá-lo a situações de aprendizagem para as aulas de Matemática. Relata-se a implementação de tarefas inspiradas na matemática do jugo nas práticas lectivas de três turmas do 9º ano de escolaridade de uma Escola de Vila Real no ano lectivo de 2007/2008. Trata-se de um trabalho no âmbito da etnomatemática, com destaque para o estudo dos saberes e saberes-fazer matemáticos adquiridos e desenvolvidos numa profi ssão tradicional. Esta pesquisa apoiou-se na recolha documental sobre jugos e em entrevistas a jugueiros e carpinteiros da região.

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Publicado

2010-06-30

Como Citar

Costa, C., Nascimento, M. M., Catarino, P., & Fernandes, R. (2010). Trabalhando os jugos em Trás-os-Montes e Alto Douro . Quadrante, 19(1), 93–114. https://doi.org/10.48489/quadrante.22845

Edição

Secção

Artigos