Trabalhando os jugos em Trás-os-Montes e Alto Douro
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22845Palavras-chave:
etnomatemática, jugos, práticas lectivas, educação em matemáticaResumo
Neste artigo são apresentadas contribuições para a identifi cação de processos matemáticos existentes num artefacto agrícola da região de Trás-os-Montes e Alto Douro — o jugo. Os principais objectivos são: recolher material sobre profi ssões tradicionais em vias de extinção e adaptá-lo a situações de aprendizagem para as aulas de Matemática. Relata-se a implementação de tarefas inspiradas na matemática do jugo nas práticas lectivas de três turmas do 9º ano de escolaridade de uma Escola de Vila Real no ano lectivo de 2007/2008. Trata-se de um trabalho no âmbito da etnomatemática, com destaque para o estudo dos saberes e saberes-fazer matemáticos adquiridos e desenvolvidos numa profi ssão tradicional. Esta pesquisa apoiou-se na recolha documental sobre jugos e em entrevistas a jugueiros e carpinteiros da região.
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