Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos

Autores

  • Adriano Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
  • Gilberto Januario Faculdades Guarulhos, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0024-2096
  • Katia Santana Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
  • Armando Traldi Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8337-3977
  • Simone Bueno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22873

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Desenvolvimento Curricular, Educação Matemática, Pesquisas em EJA

Resumo

Este artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Freitas, A., Januario, G., Santana, K., Traldi Júnior, A., & Bueno, S. (2012). Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos . Quadrante, 21(1), 29–54. https://doi.org/10.48489/quadrante.22873

Edição

Secção

Artigos