Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22879

Palavras-chave:

Raciocínio matemático, Álgebra, Números inteiros, Números reais

Resumo

Neste artigo analisamos os processos de raciocínio de alunos do 3.º ciclo na resolução de tarefas de cunho algébrico envolvendo propriedades dos conjuntos numéricos Z e R. O quadro conceptual destaca como processos-chave do raciocínio matemático a generalização e a justificação, dando também atenção às representações e à significação. A metodologia é qualitativa, sendo estudados quatro alunos do 7.º e três do 9.º ano com dados recolhidos por entrevistas e observação na sala de aula (ambas com videogravação) e análise documental. Na formulação de generalizações, grande parte dos alunos segue uma abordagem indutiva, generalizando para uma classe de objetos mais ampla as relações observadas em casos particulares. Verificam-se também situações de raciocínios abdutivos. A generalização é mais imediata nos alunos do 9.º ano, que evidenciam por vezes generalizações de cunho dedutivo. A atividade de justificar não é espontânea nos alunos, mas decorrente do questionamento, os alunos mostram ser capazes de fazer justificações baseada em conhecimentos anteriores, em propriedades ou conceitos matemáticos e contraexemplos que refutem uma afirmação.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. da. (2012). Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo . Quadrante, 21(2), 81–110. https://doi.org/10.48489/quadrante.22879

Edição

Secção

Artigos