Relating Students' Perceptions of Interest and Difficulty to the Richness of Mathematical Problems Posted on the CAMI Website

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22922

Palavras-chave:

Problema matemático rico, Resolução de problemas online, Perceções do interesse, Perceções da dificuldade

Resumo

O CAMI constitui uma comunidade virtual concebida para alunos francófonos, do pré-escolar ao 12.º ano, em particular de New Brunswick, Canadá, mas também do resto do mundo. O principal objetivo deste ambiente de aprendizagem é alargar as oportunidades de aprendizagem da Matemática dos seus membros, propondo-lhes problemas ricos, interessantes e desafiadores. Embora já tenham sido realizados vários estudos sobre o website CAMI, nenhum deles explorou a questão de como a riqueza dos problemas está relacionada com as perceções dos membros relativamente ao seu interesse e dificuldade. O presente artigo responde a essa falta, investigando a possibilidade de ligações entre as percepções dos membros acerca do interesse e dificuldade dos problemas matemáticos propostos e a riqueza desses problemas segundo os criadores do CAMI. Usando uma metodologia mista sequencial (Teddlie & Tashakkori, 2009) e o modelo proposto por Manuel (2010), começámos por estudar a riqueza de 118 problemas relativamente aos quais conduzimos questionários online que interrogaram os alunos sobre o interesse e dificuldade que encontraram nos problemas. Em seguida, estudámos o modo como a riqueza dos problemas se relaciona com as perceções dos alunos. Embora os resultados não tenham revelado qualquer relação significativa entre a riqueza dos problemas, segundo os investigadores, e as perceções de interesse e dificuldade manifestadas pelos alunos, o aparecimento de algumas tendências sugere a necessidade de aprofundar este estudo.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Freiman, V., & Manuel, D. (2015). Relating Students’ Perceptions of Interest and Difficulty to the Richness of Mathematical Problems Posted on the CAMI Website. Quadrante, 24(2), 61–84. https://doi.org/10.48489/quadrante.22922

Edição

Secção

Artigos