Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora

Autores

  • Célia Mestre Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Almada | Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6650-9657
  • Hélia Oliveira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2560-1641

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22937

Palavras-chave:

experiência de ensino, pensamento algébrico, generalização, professora-investigadora

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano, procurando, em particular, discutir o duplo papel de professora-investigadora assumido na sua condução. A experiência de ensino foi orientada por uma conjetura com uma dupla dimensão, de conteúdo e pedagógica, e, em ambas as dimensões, o duplo papel de professora-investigadora revestiu-se de características e desafios particulares. Esta teve de, por um lado, assumir as questões do ensino, na gestão e condução da aula, escuta ativa dos alunos e interpretação, das suas representações e, por outro, desenvolver uma contínua busca dos dados e sua interpretação, para além do confronto próximo com os fundamentos teóricos que suportaram o estudo. Esta duplicidade de funções contribuiu para uma maior riqueza do estudo no sentido de que a sua experiência profissional como professora deste nível de ensino permitiu adequar a condução das aulas aos alunos. Por seu turno, o apurar das suas capacidades de investigação beneficiou a sua própria prática de ensino, nomeadamente ao suscitar uma postura inquiridora permanente. Também se concretizaram importantes aprendizagens, por toda a equipa, no domínio da seleção, adaptação e construção de tarefas e também de desenvolvimento curricular.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mestre, C., & Oliveira, H. (2016). Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora. Quadrante, 25(2), 25–49. https://doi.org/10.48489/quadrante.22937

Edição

Secção

Artigos