Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22963Palavras-chave:
números racionais, grandeza de um número, densidade, modelos, representaçõesResumo
Neste artigo procuramos compreender de que modo o uso de modelos contribui para a compreensão da noção de grandeza de número racional e de densidade como propriedade do conjunto dos números racionais. Relatamos parte de um estudo que seguiu a modalidade de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizada uma intervenção onde participaram 25 alunos de uma turma e respetiva professora, nos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Analisamos episódios de sala de aula centrados no uso dos modelos da reta numérica, de grelhas 10×10 e 10×100 e da barra. Os resultados mostram que o recurso a estes modelos contribuiu para a compreensão da noção de grandeza de número racional, uma vez que promoveram a identificação e mudança de unidade de referência, o uso de diferentes representações para um mesmo número, a mobilização de números de referência, e relações de ordem entre diferentes números. O uso dos modelos
apoiou o desenvolvimento da noção de densidade, ajudando a identificar a existência de um número racional entre dois números racionais e a reconhecer a possibilidade de progressivas divisões das unidades por 10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.