Conhecimento, discernimento e ação em avaliação pedagógica: O legado de Leonor Santos
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.36861Palavras-chave:
Leonor Santos, teoria da avaliação, formas e instrumentos de avaliação, avaliação pedagógica, avaliação formativa, avaliação sumativaResumo
Este texto decorreu do desaparecimento da nossa querida colega Leonor Santos, uma professora e investigadora que se destacou pelas suas reconhecidas e invulgares qualidades pessoais e académicas, e tem como propósito apresentar e discutir aspetos significativos do legado que nos deixou no domínio da avaliação e, em particular, da avaliação pedagógica. Foram revistos quatro textos que considerei relevantes quanto à sua abrangência e à natureza dos seus conteúdos e que me pareceram traduzir bem o pensamento de Leonor Santos relativamente à construção teórica e à complexidade da avaliação pedagógica; aos critérios de qualidade para a avaliação formativa e às relações entre a avaliação formativa e a avaliação sumativa. A análise realizada permitiu, entre outras, identificar as seguintes características do trabalho que nos foi deixado pela nossa querida colega: a) o destaque que dava ao conhecimento e à clarificação conceitual para discutir as questões de interesse e para progredir em termos teóricos e práticos; b) a notável consistência dos seus textos, sempre com um fio condutor, lógico, coerente, destacando o essencial das questões em análise e sempre apoiados na investigação empírica que realizava; e c) a sua sistemática preocupação em discutir fundamentadamente questões normalmente pouco trabalhadas nos meios académicos portugueses.
Referências
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