Raciocínio matemático: Leonor Santos e o projeto Reason

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.36896

Palavras-chave:

raciocínio matemático, processos de raciocínio matemático, formação de professores

Resumo

Este artigo procura ilustrar o envolvimento de Leonor Santos no projeto Reason – Raciocínio Matemático e Formação de Professores tendo em conta a sua participação na equipa do projeto e publicações de que é co-autora relativas às experiências de formação com professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário desenvolvidas no âmbito do projeto. O artigo começa por sintetizar contributos teóricos sobre raciocínio matemático e processos de raciocínio matemático que estiveram presentes no projeto Reason, revisita as oficinas de formação realizadas no âmbito do projeto para professores do 3.º ciclo e ensino secundário, focando-se depois nos principais resultados da investigação publicada, que conclui que os professores envolvidos desenvolveram o seu conhecimento sobre os processos de generalizar e de justificar. O artigo termina realçando o envolvimento de Leonor Santos e o seu contributo no desenvolvimento do projeto.

Referências

Araman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). Eu perguntei se o cinco não tem metade: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), 466490. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490

Cobb, P., Confrey, J., diSessa, A., Lehrer, R., & Shauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(1), 913. https://doi.org/10.3102/0013189X032001009

Cusi, A., & Malara, N. A. (2007). Approaching early algebra: Teachers’ educational processes and classroom experiences. Quadrante, 16(1), 5780. https://doi.org/10.48489/quadrante.22812.

Equipa de Coordenação do Projeto Reason (2022). Princípios para a elaboração de tarefas para promover o raciocínio matemático nos alunos. In J. P. Ponte. (Org.). Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 99107) (Ebook). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Jeannotte, D., & Kieran, C. (2017). A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, 96(1), 116. https://doi.org/10.1007/s10649-017-9761-8

Kaput, J. (2000). Teaching and learning a new Algebra with understanding. National Center for Improving Student Learning and Achievement in Mathematics and Science.

Lannin, J. K., Elliott, R., & Ellis, A. B. (2011). Developing essential understanding of mathematical reasoning for teaching mathematics in prekindergarten-grade 8. NCTM.

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2017). Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: teacher actions facilitating generalization and justification. Educational Studies in Mathematics, 96(2), 169186. https://doi.org/10.1007/s10649-017-9773-4

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. Bolema, 32(62), 781801. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a02

Morais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations. Acta Scientiae, 20(4), 552570. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892

NCTM (2009). Focus in high school mathematics: reasoning and sense making. NCTM.

OECD (2018). PISA 2021 Mathematics Framework (Draft). https://pisa2021-maths.oecd.org.files/PISA%2021%20Mathematics%20Framework%20Draft.pdf

Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2), 7798. https://doi.org/10.48489/quadrante.22934

Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?. Educação e Matemática, 156, 711.

Rodrigues, M., Brunheira, L., & Serrazina, L. (2021). A framework for prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research, 107, article 101750. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035521000203

Santos, L., Mata-Pereira, J., Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2022). Teachers’ understanding of generalizing and justifying in a professional development course. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 18(1), em2067. https://doi.org/10.29333/ejmste/11488

Santos, L., & Oliveira, H. (2021). Perceções de professores sobre uma formação visando o raciocínio matemático. In N. Branco, S. Colaço, L. Serrazina, R. Tomás Ferreira, R. Santos, & A. P. Canavarro (Eds.), Atas do EIEM 2021 Capacidades transversais (pp. 220234). SPIEM.

Santos, L., Ponte, J. P., & Mata-Pereira, J. (2022). Entendimentos de professores do 3.º ciclo e do ensino secundário sobre processos de raciocínio matemático. In J. P. Ponte (Org.). Raciocínio matemático e formação de professores. Projeto Reason (pp. 3150). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Santos, L., Serrazina, L., & Martinho, M. H. (2022). Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante. Quadrante, 31(2), 94121. https://doi.org/10.48489/quadrante.27813

Stylianides, G. J. (2008). An analytic framework of reasoning-and-proving. For the Learning of Mathematics, 28(1), 916.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Serrazina, L. (2024). Raciocínio matemático: Leonor Santos e o projeto Reason . Quadrante, 33(1), 227–234. https://doi.org/10.48489/quadrante.36896

Edição

Secção

Dossier: Homenagem a Leonor Santos