Reconstrução da Divisibilidade no Ensino Secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22736

Palavras-chave:

Divisibilidad en la Enseñanza Secundaria, Organización Matemática (OM), Organización Didáctica (OD), Proceso de algebrización de una OM, Teoría Antropológica de lo Didáctico

Resumo

Neste trabalho, que está localizado na Teoria Antropológica da Didática (Chevallard, Bosch e Gascón, 1997), mostramos a profunda interdependência entre uma organização matemática que pode potencialmente viver no Ensino Secundário Obrigatório Espanhol (ESO) e a organização didática que seria necessário para reconstruí-lo efetivamente nessa instituição. Vimos que a modelagem algébrica da organização matemática em torno da divisibilidade sobre os nativos provoca sua extensão para os inteiros e pode ser considerada como uma técnica didática (de “auxílio ao estudo”), ou seja, um instrumento essencial a ser tomado. realizar um estudo relativamente "integrado" e "completo" da divisibilidade.

Publicado

2001-12-30

Como Citar

Gascón, J. (2001). Reconstrução da Divisibilidade no Ensino Secundário. Quadrante, 10(2), 33–66. https://doi.org/10.48489/quadrante.22736

Edição

Secção

Artigos