Reconstrução da Divisibilidade no Ensino Secundário
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22736Palavras-chave:
Divisibilidad en la Enseñanza Secundaria, Organización Matemática (OM), Organización Didáctica (OD), Proceso de algebrización de una OM, Teoría Antropológica de lo DidácticoResumo
Neste trabalho, que está localizado na Teoria Antropológica da Didática (Chevallard, Bosch e Gascón, 1997), mostramos a profunda interdependência entre uma organização matemática que pode potencialmente viver no Ensino Secundário Obrigatório Espanhol (ESO) e a organização didática que seria necessário para reconstruí-lo efetivamente nessa instituição. Vimos que a modelagem algébrica da organização matemática em torno da divisibilidade sobre os nativos provoca sua extensão para os inteiros e pode ser considerada como uma técnica didática (de “auxílio ao estudo”), ou seja, um instrumento essencial a ser tomado. realizar um estudo relativamente "integrado" e "completo" da divisibilidade.