Estudo da conversão de funções entre registros simbólico e gráfico no ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22829Palavras-chave:
Registro de representação semiótica, Unidade básica simbólica, Unidade básica gráfica, Gráfico de função, Ensino superiorResumo
O registro de representação de uma função na forma gráfi ca tem grande importância por permitir visualizar como um todo o comportamento da função e, por conta disso, facilitar o estudo detalhado das suas propriedades. Duval assinala a importância, no caso das funções, de que a conversão seja efetuada de forma simultânea nos dois sentidos entre as formas gráfica e simbólica e exemplifica para o caso da função linear/afim numa perspectiva que contempla a interpretação global de propriedades figurais. Para esse conjunto de funções e algumas outras que são estudadas no ensino secundário essas conversões são relativamente simples.
No entanto, para o ensino universitário, devido a maior complexidade e variedade das funções tratadas, as conversões simultâneas entre as representações das funções nos dois sentidos se tornam impraticáveis. Neste artigo, apresentamos uma saída para levantar este impasse que é o uso de um conjunto de unidades básicas simbólicas associadas a um conjunto de unidades básicas gráficas com o objetivo de intermediar as conversões em ambos os sentidos.
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