Conceitos da FILOSOFIA de Wittgenstein e Programa Etnomatemático

Autores

  • Denise Silva Vilela Universidade São Marcos, Brasil | HIFEM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22833

Palavras-chave:

Etnomatemática, prática social, filosofia da Educação Matemática, Wittgenstein

Resumo

Este texto discute a possibilidade de alguns conceitos de Wittgenstein esclarecerem filosoficamente a Etnomatemática, conforme sugerido por Barton em The philosophical background to D’Ambrosio conception of ethnomathematics. Apresento os conceitos de jogos de linguagem, semelhanças de família e a concepção de matemática como norma de Wittgenstein e coloco-os em diálogo com pesquisas da Etnomatemática. Considero tanto as discussões teóricas sobre este programa de pesquisa da Educação Matemática, como também pesquisas que realizam descrições antropológicas de como a matemática é propagada e usada em práticas específicas. Uma filosofia que esclareça a Etnomatemática deve ser capaz de contemplar e explicar matemáticas culturalmente diferentes, diz Barton. Avalio, por fim, que a grade analítica de Wittgenstein é pertinente para este propósito, mas insuficiente para, sozinha, dar conta do caráter político da Etnomatemática

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Silva Vilela, D. (2008). Conceitos da FILOSOFIA de Wittgenstein e Programa Etnomatemático. Quadrante, 17(2), 3–22. https://doi.org/10.48489/quadrante.22833

Edição

Secção

Artigos