Conceitos da FILOSOFIA de Wittgenstein e Programa Etnomatemático
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22833Palavras-chave:
Etnomatemática, prática social, filosofia da Educação Matemática, WittgensteinResumo
Este texto discute a possibilidade de alguns conceitos de Wittgenstein esclarecerem filosoficamente a Etnomatemática, conforme sugerido por Barton em The philosophical background to D’Ambrosio conception of ethnomathematics. Apresento os conceitos de jogos de linguagem, semelhanças de família e a concepção de matemática como norma de Wittgenstein e coloco-os em diálogo com pesquisas da Etnomatemática. Considero tanto as discussões teóricas sobre este programa de pesquisa da Educação Matemática, como também pesquisas que realizam descrições antropológicas de como a matemática é propagada e usada em práticas específicas. Uma filosofia que esclareça a Etnomatemática deve ser capaz de contemplar e explicar matemáticas culturalmente diferentes, diz Barton. Avalio, por fim, que a grade analítica de Wittgenstein é pertinente para este propósito, mas insuficiente para, sozinha, dar conta do caráter político da Etnomatemática
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.