Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne

Autores

  • M. Abboud-Blanchard Laboratoire André Revuz, Université Paris Diderot, França
  • C. Cazes Laboratoire André Revuz, Université Paris Diderot, França
  • F. Vandebrouck Laboratoire André Revuz, Université Paris Diderot, França

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22837

Palavras-chave:

Novas tecnologias, bases de e-exercícios, prática dos professores, génese dos usos, teoria da actividade

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples.

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Abboud-Blanchard, M., Cazes, C., & Vandebrouck, F. (2009). Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne . Quadrante, 18(1&2), 147–160. https://doi.org/10.48489/quadrante.22837

Edição

Secção

Artigos