Sobre a Revista

Âmbito

Finalidades e foco 

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica da Associação de Professores de Matemática (APM). A revista constitui-se um espaço de intercâmbio de ideias e experiências no campo da investigação em educação matemática, publicando textos de investigação que se centram em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino.

A Quadrante pretende, em especial, contribuir para o debate entre a pluralidade de paradigmas e linhas de pensamento que atravessam a investigação em educação matemática, abrangendo aspetos curriculares, didáticos, sociais, culturais e históricos.

A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que constituam um contributo original para a área. São aceites propostas de artigos em fluxo contínuo, bem como para números temáticos, a cargo de editores convidados.

Audiência

A Quadrante dirige-se a uma audiência internacional de académicos, investigadores, decisores políticos, educadores, formadores, professores e futuros professores no campo da educação matemática.

A revista abre-se a uma ampla comunidade científica internacional, o que se reflete na composição do seu conselho editorial e na publicação de artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

equipa editorial | contacto | normas de submissão | APM

Processo de Revisão por Pares

A Quadrante implementa um processo de revisão dos artigos, em regime duplo anonimato, com o propósito principal de garantir a qualidade científica da revista. O processo de revisão é conduzido pela direção da revista, com exceção dos números temáticos em que este fica sob a responsabilidade de um ou dois editores convidados.

Na receção de um artigo para publicação, a direção ou o editor convidado efetua uma análise prévia para determinar se este se enquadra nos objetivos da revista. Para ser aceite para revisão, o artigo deve obedecer aos seguintes critérios:

  • cumpre as condições de submissão descritas nas normas da revista;
  • apresenta forte incidência na área da educação matemática;
  • constitui um trabalho de investigação teórica ou empírica, com uma estrutura adequada;
  • não apresenta conteúdo ou linguagem inapropriados ou discriminatórios.

Se o artigo cumprir estes critérios, inicia-se o processo de revisão que é independente da análise prévia realizada. A direção (ou editor convidado) escolhe dois revisores, de entre investigadores que têm um conhecimento aprofundado do tema principal do artigo, procurando, sempre que possível, envolver colaboradores nacionais e estrangeiros de diferentes instituições. A direção (ou editor convidado) assegurará que nenhum dos revisores está vinculado a nenhuma das instituições do autor ou grupo de autores. Cada revisor emite uma avaliação sobre o artigo, em regime de duplo anonimato, através do preenchimento de um formulário no portal da revista, orientado pelos seguintes critérios:

  1. Pertinência do estudo e clareza na formulação dos objetivos/questões de investigação.
  2. Adequação do quadro teórico e da revisão de literatura ao estudo.
  3. Adequação da metodologia de investigação ao propósito do estudo (no caso de estudos empíricos).
  4. Fundamentação dos resultados apresentados em evidência convincente e interpretação adequada dos mesmos (no caso de estudos empíricos).
  5. Adequado desenvolvimento do estudo e sua discussão e implicações para a investigação (no caso de estudos teóricos).
  6. Relação entre as conclusões e a revisão de literatura e/ou o quadro teórico e explicitação da relevância do estudo (no caso de estudos empíricos).
  7. Clareza, correção, consistência e estrutura do texto.

No caso de forte discrepância entre a avaliação dos dois revisores, a direção (ou editor convidado) solicitará parecer a um terceiro revisor. Informado pela avaliação dos revisores, a direção ou editor convidado toma uma decisão sobre o artigo e comunica-a ao autor, indicando explicitamente uma das alternativas: (a) publicação; (b) publicação, desde que sejam efetuadas as alterações recomendadas; (c) carece de alterações substanciais, sujeito a nova revisão; ou (d) não publicação.

A comunicação da decisão será acompanhada da avaliação dos revisores e, se for o caso, de sugestões para a reformulação do artigo ou indicando razões que levaram à decisão de não publicação. Caso o artigo necessite de algumas alterações (b), os autores devem submeter a versão reformulada até um mês após receção da decisão, e este será novamente avaliado pela direção (ou editor convidado) que tomará a decisão final relativamente à sua publicação. Caso o artigo careça de alterações substanciais (c), os autores devem submeter a nova versão do artigo num período de dois meses, passando este por um novo processo de revisão.

A partir do momento em que submetem o artigo, os autores podem acompanhar, no portal da revista, a fase do processo de avaliação em que aquele se encontra.

É publicada, anualmente, a lista de revisores que colaboraram no processo de revisão nesse ano.

|revisores em 2020 | revisores em 2021 |

Código Ético

As normas de conduta ética da Quadrante baseiam-se no “Code of Conduct and Best Practice for Journal Editors of the Committee on Publication Ethics” (COPE) e abrangem editores (diretor e diretores associados e editores convidados), autores e revisores:

Compromissos éticos dos editores 

  • Os editores são responsáveis pelo que se publica na Quadrante. Asseguram a seleção dos revisores para a avaliação das propostas de artigos com base na sua expertise nos domínios temáticos principais das propostas submetidas.
  • Os editores garantem a confidencialidade do processo de revisão duplamente cega por pares (double-blind peer review), assim como o anonimato de autores e revisores e asseguram que os revisores não estão vinculados a nenhuma das instituições do autor ou grupo de autores.
  • Os editores procuram assegurar a originalidade dos artigos publicados através de mecanismos de deteção de plágio, recorrendo ao software CopySpider. No caso de deteção de plágio, a proposta de artigo é rejeitada.
  • Os editores comprometem-se a não permitir dar início ao processo de revisão propostas de artigo com conteúdo ou linguagem discriminatórios ou ofensivos relativamente a qualquer etnia, cultura, género, orientação sexual ou religião.
  • Sempre que tal se mostre necessário, os editores prontificam-se a publicar correções, clarificações ou pedidos de desculpa.
  • Sempre que seja detetado um erro relevante em algum artigo publicado, os editores comprometem-se a publicar uma nota de correção.
  • Os editores investigarão qualquer denúncia de má conduta ética feita por qualquer pessoa, desde que acompanhada por informação suficiente e evidências adequadas.

Compromissos éticos dos autores

  • Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão da proposta de artigo em relação aos itens listados na página web da Quadrante referentes ao processo de submissão de artigos.
  • No caso de autoria coletiva, o autor de contacto principal deve assegurar-se que todos os coautores consentem na submissão do artigo e aceitam ser identificados como tal. Todas as pessoas que tenham feito contribuições significativas para o trabalho de investigação relatado no artigo devem ser reconhecidas como coautoras.
  • Aquando da submissão da proposta de um artigo, os autores comprometem-se quanto à não existência de conflitos de interesse que possam ter influenciado o trabalho de investigação realizado e asseguram ainda que o trabalho é original e não foi publicado ou submetido a outras revistas ou afins.
  • Os autores comprometem-se a obter consentimento informado junto dos sujeitos participantes na investigação (ou dos seus representantes legais), sempre que tal é adequado. Os editores podem solicitar aos autores comprovativos dos consentimentos informados obtidos, caso tal se mostre necessário.
  • Os autores comprometem-se a assegurar a confidencialidade dos dados recolhidos no curso da investigação.
  • Os autores comprometem-se a não falsificar ou fabricar dados, fontes, resultados ou conclusões.
  • Os autores comprometem-se a não usar linguagem ofensiva ou discriminatória, nomeadamente no que diz respeito a: etnia, cultura, género, orientação sexual, religião, ou qualquer outro.
  • Os autores devem indicar nos artigos submetidos as fontes de financiamento ou os projetos que apoiam o trabalho desenvolvido.
  • Os autores comprometem-se a referenciar, de modo explícito, as obras a que recorrem seguindo as boas práticas de referenciação bibliográfica, de acordo com as normas APA adotadas pela Quadrante.
  • Os autores comprometem-se a solicitar autorização para reproduzir conteúdos de outras fontes.
  • No caso de identificarem um erro relevante no seu artigo, os autores devem informar imediatamente os editores de modo que o erro possa ser corrigido. 

Compromissos éticos dos revisores

  • Os revisores devem seguir os critérios de revisão indicados pela Quadrante para elaborar o seu parecer, que deve ser entregue dentro dos prazos solicitados.
  • Os revisores devem informar os editores sempre que, durante o processo de revisão, encontrem alguma prática que evidencie má conduta ética por parte dos autores.
  • Os revisores devem recusar fazer uma revisão se identificarem o(s) autor(es) ou o trabalho, ou se houver conflitos de interesse (pessoal, profissional ou outro) da sua parte.
  • Os revisores devem considerar o trabalho sob revisão como sendo confidencial. Não devem discuti-lo com terceiros, nem utilizar a informação a que têm acesso para qualquer fim que não seja a revisão.
  • Os revisores devem usar uma linguagem construtiva, objetiva, e clara nas suas apreciações das propostas de artigo em revisão.

Frequência de Publicação

A revista é publicada semestralmente, nos meses de junho e dezembro. Um dos números de cada ano é temático.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Indexadores e Bases de Dados

Latindex

Index Copernicus

Sherpa Romeo

 

 

História da Revista

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática começou a ser publicada em 1992, inicialmente como espaço de publicação dos textos das comunicações do Seminário de Investigação em Educação Matemática, no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM) . Contudo, logo no ano seguinte tornou-se uma revista periódica de investigação, publicando artigos originais e recensões de livros, com a intenção de contribuir para debates entre a pluralidade de linhas de pensamento que atravessam a educação matemática.

A atividade da revista tem-se mantido constante, desde a sua criação, com a publicação em volumes de dois números anuais, um dos quais temático.

Até 2018, a revista foi publicada em formato impresso. A partir de 2019, a revista passou a ter acesso aberto, sendo totalmente gratuita, e foi descontinuada a sua publicação em papel.

Todos os números da revista, desde 1992, estão disponíveis online.

 

Anteriores diretores da revista

Hélia Oliveira, de 2016 a 2022

Joana Brocardo, de 2012 a 2015

Henrique Guimarães, de 2004 a 2011

Lurdes Serrazina, de 1998 a 2004

José Manuel Matos, de 1992 a 1997

 

Apoio à plataforma 

Mónica Raleiras

Rui Medonça

 

Grafismo 

Mário Baía​