Âmbito

Finalidades e foco 

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica da Associação de Professores de Matemática (APM). A revista constitui-se um espaço de intercâmbio de ideias e experiências no campo da investigação em educação matemática, publicando textos de investigação que se centram em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino.

A Quadrante pretende, em especial, contribuir para o debate entre a pluralidade de paradigmas e linhas de pensamento que atravessam a investigação em educação matemática, abrangendo aspetos curriculares, didáticos, sociais, culturais e históricos.

A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica, que constituam um contributo original para a área. São aceites propostas de artigos em fluxo contínuo, bem como para números temáticos, a cargo de editores convidados.

Audiência

A Quadrante dirige-se a uma audiência internacional de académicos, investigadores, decisores políticos, educadores, formadores, professores e alunos no campo da educação matemática.

A revista abre-se a uma ampla comunidade científica, o que se reflete na composição dos seus conselhos editorial e consultivo e na publicação de artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

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Processo de Revisão por Pares

A Quadrante implementa um processo de revisão dos artigos, em regime duplo anonimato, com o propósito principal de garantir a qualidade científica da revista. O processo de revisão é conduzido pela direção da revista, com exceção dos números temáticos em que este fica sob a responsabilidade de um ou dois editores convidados.

Na receção de um artigo para publicação, a direção ou o editor convidado efetua uma análise prévia para determinar se este se enquadra nos objetivos da revista. Para ser aceite para revisão, o artigo deve obedecer aos seguintes critérios:

  • cumpre as condições de submissão descritas nas normas da revista;
  • apresenta forte incidência na área da educação matemática;
  • constitui um trabalho de investigação teórica ou empírica, com uma estrutura adequada;
  • não apresenta conteúdo ou linguagem inapropriados ou discriminatórios.

Se o artigo cumprir estes critérios, inicia-se o processo de revisão que é independente da análise prévia realizada. A direção (ou editor convidado) escolhe dois revisores, de entre os investigadores que têm um conhecimento aprofundado do tema principal do artigo, procurando, sempre que possível, envolver colaboradores nacionais e estrangeiros, membros do conselho editorial ou outros. Cada revisor emite uma avaliação sobre o artigo, em regime de duplo anonimato, através do preenchimento de um formulário no portal da revista, orientado pelos seguintes critérios:

  1. Pertinência do estudo e clareza na formulação dos objetivos/questões de investigação.
  2. Adequação do quadro teórico e da revisão de literatura ao estudo.
  3. Adequação da metodologia de investigação ao propósito do estudo (no caso de estudos empíricos).
  4. Fundamentação dos resultados apresentados em evidência convincente e interpretação adequada dos mesmos (no caso de estudos empíricos).
  5. Adequado desenvolvimento do estudo e sua discussão e implicações para a investigação (no caso de estudos teóricos).
  6. Relação entre as conclusões e a revisão de literatura e/ou o quadro teórico e explicitação da relevância do estudo (no caso de estudos empíricos).
  7. Clareza, correção, consistência e estrutura do texto.

No caso de forte discrepância entre a avaliação dos dois revisores, a direção (ou editor convidado) solicitará parecer a um terceiro revisor. Informado pela avaliação dos revisores, a direção ou editor convidado toma uma decisão sobre o artigo e comunica-a ao autor, indicando explicitamente uma das alternativas: (a) publicação; (b) publicação, desde que sejam efetuadas as alterações recomendadas; (c) carece de alterações substanciais, sujeito a nova revisão; ou (d) não publicação.

A comunicação da decisão será acompanhada da avaliação dos revisores e, se for o caso, de sugestões para a reformulação do artigo ou indicando razões que levaram à decisão de não publicação. Caso o artigo necessite de algumas alterações (b), os autores devem submeter a versão reformulada até um mês após receção da decisão, e este será novamente avaliado pela direção (ou editor convidado) que tomará a decisão final relativamente à sua publicação. Caso o artigo careça de alterações substanciais (c), os autores devem submeter a nova versão do artigo num período de dois meses, passando este por um novo processo de revisão.

A partir do momento em que submetem o artigo, os autores podem acompanhar, no portal da revista, a fase do processo de avaliação em que aquele se encontra.

É publicada, anualmente, a lista de revisores que colaboraram no processo de revisão nesse ano.

|revisores em 2018|

Frequência de Publicação

A revista é publicada semestralmente, nos meses de junho e dezembro. Um dos números de cada ano é temático.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Indexadores e Bases de Dados

Indexadores

Latindex

Bases de Dados

Matheduc

História da Revista

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática começou a ser publicada em 1992, inicialmente como espaço de publicação dos textos das comunicações do Seminário de Investigação em Educação Matemática, no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM) . Contudo, logo no ano seguinte tornou-se uma revista periódica de investigação, publicando artigos originais e recensões de livros, com a intenção de contribuir para debates entre a pluralidade de linhas de pensamento que atravessam a educação matemática.

A atividade da revista tem-se mantido constante, desde a sua criação, com a publicação em volumes de dois números anuais, um dos quais temático.

A revista foi impressa em papel até 2018, sendo suportada, até então, parcialmente, pelo pagamento de uma anuidade pelos assinantes e pela APM. A partir de 2019, a Quadrante passa a ter acesso aberto, sendo totalmente gratuita, e é descontinuada a sua publicação em papel.

Todos os números da revista estão agora disponíveis online.

Anteriores diretores da revista

Joana Brocardo, de 2012 a 2015 
Henrique Guimarães, de 2004 a 2011
Lurdes Serrazina, de 1998 a 2004
José Manuel Matos, de 1992 a 1997

Apoio à plataforma 

Mónica Raleiras

Rui Medonça

Grafismo 

Mário Baía​