Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22568

Referências

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Burleson, B. R. (2007). Constructivism: A general theory of communication skill. In B. B. Whaley, & W. Samter (Eds.), Explaining communication: Contemporary theories and exemplars (pp. 105–128). London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Guerreiro, A. (2011). Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática: Práticas no 1.º ciclo do ensino básico (Tese de doutoramento). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Guerreiro, A., Tomás Ferreira, R., Menezes, L., & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: A perspetiva do ensino exploratório da Matemática. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, 23(4), 279-295.

Martinho, M. H. (2007). A comunicação na sala de aula de Matemática (Tese de Doutoramento). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Menezes, L. (2004). Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projeto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores (Coleção TESES- doutoramento). Lisboa: APM.

Menezes, L., Tomás Ferreira, R., Martinho, M. H., & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Morgan, C., Craig, T., Schütte, M., & Wagner, D. (2014). Language and communication in mathematics education: An overview of research in the field. ZDM, 46(6), 843-853.

Nacarato, A. M. (2012). A comunicação oral nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, 6(1), 9-26.

Pimm, D. (2018). Sixty years (or so) of language data in Mathematics Education. In J. N. Moschkovich, D. Wagner, A. Bose, J. Rodrigues Mendes, & M. Schütte (Eds.), Language and communication in Mathematics Education (pp. 11-23). Springer, Cham.

Sfard, A., & Kieran, C. (2001). Cognition as communication: Rethinking learning-by-talking through multi-faceted analysis of students' mathematical interactions. Mind, Culture, and Activity, 8(1), 42-76.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Menezes, L., & Nacarato, A. M. . (2020). Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática. Quadrante, 29(2), 1–5. https://doi.org/10.48489/quadrante.22568

Edição

Secção

Editorial