Les questions de développement curriculaire à travers un exemple: l'enseignement de l'analyse en France au lycée depuis le début du XXème siècle
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22861Palavras-chave:
Evolução curricular, Análise, Teoria antropológica do didáctico, Niveis de co-determinação didáctica, Ecologia dos saberesResumo
A evolução do currículo obedece a dinâmicas complexas. Estas dinâmicas são moldadas por condições e constrangimentos que se situam em níveis muito diferentes e que envolvem uma diversidade de actores. Neste artigo, abordamos esta complexidade a partir de um exemplo, o exemplo do ensino da Análise desde o início do século vinte, utilizando como quadro teórico a teoria antropológica da didáctica (TAD) desenvolvida por Chevallard. Começamos por introduzir os principais elementos da TAD a que vamos recorrer: a noção de praxeologia e a hierarquia dos níveis de co-determinação, em seguida descrevemos a evolução curricular no ensino da Análise em França, distinguindo sete períodos desde a reforma de 1902. No decurso da análise, procuramos identificar características dessas dinâmicas e fenómenos didácticos associados que transcendem este caso particular.
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