Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22866

Palavras-chave:

Educação Matemática, Desenvolvimento curricular, Organização curricular, Currículo prescrito, Currículos de Matemática

Resumo

Neste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências.

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

Pires, C., & Silva, M. A. (2011). Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios . Quadrante, 20(2), 57–80. https://doi.org/10.48489/quadrante.22866

Edição

Secção

Artigos