Tratamento da Informação na Provinha Brasil: desempenho de crianças em início de escolarização

Autores

  • João Alberto Silva Universidade Federal do Rio Grande — FURG, Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática — CEAMECIM, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5259-7748
  • Rute Borba Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22928

Palavras-chave:

Provinha Brasil, Alfabetização matemática;, Tratamento da Informação

Resumo

O Tratamento da Informação é um bloco previsto nos referenciais curriculares brasileiros para abarcar conteúdos relativos à Estatística. A Provinha Brasil de Matemática é um instrumento de avaliação externa utilizado no 2.º ano do Ensino Fundamental que propõe-se fomentar os modos de avaliar e compreender as aprendizagens em Matemática. Neste estudo, temos por objetivo investigar a constituição dos itens referentes ao Tratamento da Informação da Provinha Brasil e os modos de compreensão das crianças frente às questões do teste. Optamos por uma abordagem descritiva na qual analisamos as questões e aplicamos cada item para um grupo de 40 crianças com idades por volta dos 8 anos e frequentando o 3.º ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar seus desempenhos. Os resultados indicam que a forma de apresentação, a grandeza dos valores e os contextos têm repercussão no sucesso dos participantes. Suposições habituais, tais como uma maior facilidade com o uso de imagens ou de que o emprego de contextos dito familiares potencializam o raciocínio, não se confi rmam para esse campo da avaliação externa. Entendemos que a repercussão dessa investigação indica que a avaliação de gráficos e tabelas possa ser incrementada com o emprego de situações variadas e não tão usuais, o que pode produzir maior foco nos dados e enunciados dos problemas, contribuindo para o crescimento das habilidades relacionadas.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Silva, J. A., & Borba, R. (2016). Tratamento da Informação na Provinha Brasil: desempenho de crianças em início de escolarização. Quadrante, 25(1), 59–82. https://doi.org/10.48489/quadrante.22928

Edição

Secção

Artigos