Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23003

Palavras-chave:

estudo de aula, formação de professores, interdisciplinaridade, matemática, ciências naturais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de aula (EA) interdisciplinar, no qual participam cinco futuras professoras de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O seu objetivo é compreender o contributo de dois ciclos do EA para a formação de futuros professores sobre o trabalho interdisciplinar. Os futuros professores planificam, lecionam e discutem uma proposta didática interdisciplinar estruturada em tarefas de Ciências Naturais sobre biodiversidade e tarefas de Matemática relativas a geometria e medida e organização e tratamento de dados. A recolha de dados tem por base documentos de planificação das aulas, guiões da proposta de trabalho, produções dos alunos, registos áudio e fotográficos e reflexões das futuras professoras. A análise interpretativa dos dados, incidiu sobre a planificação das aulas e a reflexão das futuras professoras sobre a aprendizagem dos alunos do 2.º CEB. Os resultados evidenciam que o envolvimento das futuras professoras nos dois ciclos do EA contribui para o seu conhecimento quanto ao trabalho interdisciplinar com enfoque no conhecimento sobre o currículo, estratégias de ensino, elaboração de propostas de trabalho e a aprendizagem dos alunos em Matemática e Ciências Naturais.

Referências

Bae, C. L., Hayes, C. N., Seitz, J., O'Connor, D., & DiStefano, R. (2016). A coding tool for examining the substance of teacher professional learning and change with example cases from middle school science lesson study. Teaching and Teacher Education, 60, 164-178.

Baptista, M., Conceição, T., & Ponte, J. P. (2020). Estudo de aula como facilitador de aprendizagens de futuros professores de física e química sobre o uso de múltiplas representações. APEduC Revista, 1(1), 41-54.

Bjuland, R., & Mosvold, R. (2015). Lesson study in teacher education: Learning from a challenging case. Teaching and Teacher Education, 52, 83-90.

Bobônová, I., Ceretková, S., Tirpáková, A., & Markechová, D. (2019). Inclusion of interdisciplinary approach in the mathematics education of biology trainee teachers in Slovakia. In B. Doig, J. Williams, D. Swanson, R. B. Ferri, & P. Drake (Eds.), Interdisciplinary mathematics education. The state of the art and beyond (pp. 263-280). Cham: Springer Open.

Branco, N., Cavadas, B., & Linhares, E. (2019). Explorar matemática através das pegadas de animais. Educação e Matemática, 154, 35-40.

Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, H., & Oliveira, P. (2011). Geometria e medida no ensino básico. Lisboa: DGIDC-ME.

Cajkler, W., & Wood, P. (2016). Lesson study and pedagogic literacy in initial teacher education: Challenging reductive models. British Journal of Educational Studies, 64(4), 503-521.

Cajkler, W., Wood, P., Norton, J., & Pedder, D. (2013). Lesson study: towards a collaborative approach to learning in initial teacher education? Cambridge Journal of Education, 43(4), 537-554.

Capone, R., Adesso, M. G., & Manolino, C. (2020). Learning to teach by group: A case of interdisciplinary lesson study in Italian high school. In Mathematics Education and Lesson Study in Europe (MELSE) - Second Research Meeting 2020, Nottingham, United Kingdom.

Cavadas, B., Linhares, E., & Branco, N. (2019, julho). Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints. Comunicação apresentada no ICRE.19 Porto International Conference on Research in Education, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal.

Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Rede curricular interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências. Educação e Matemática, 154, 2-8.

Cohan, A., & Honigsfeld, A. (2007). Incorporating ‘Lesson Study’ in teacher preparation. The Educational Forum, 71(1), 81-92.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, 1.ª Série, n.º 129, de 06 de julho de 2018, pp. 2928-2943.

Dudley, P. (2014). Lesson Study: A handbook. Recuperado de http://disde.minedu.gob.pe/bitstream/handle/123456789/5017/Lesson%20Study%20a%20Handbook.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Feistel, R., & Maestrelli, S. (2012). Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um olhar sobre as pesquisas em educação em ciências. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(1), 155-176.

Fernández, M. L. (2005). Learning through microteaching Lesson Study in teacher preparation. Action in Teacher Education, 26(4), 37-47.

Fernández, M. L. (2010). Investigating how and what prospective teachers learn

through microteaching lesson study. Teaching and Teacher Education, 26(2), 351-362.

Frykholm, J., & Glasson, G. (2005). Connecting science and mathematics instruction: pedagogical context knowledge for teachers. School, Science and Mathematics, 105(3), 127–141.

Fullan, M. (2015). The new meaning of educational change (5th ed.). New York, NY: Teachers College Press.

Greef, L. de, Post, G., Vink, C., & Wenting, L. (2017). Design interdisciplinary education. A practical handbook for University teachers. Amsterdam: Amsterdam University Press

Hadfield, M., & Jopling, M. (2016). Problematizing Lesson Study and its impacts: Studying a highly contextualized approach to professional learning. Teaching and Teacher Education, 60, 203-214.

Hollenbeck, J. E. (2007). Integration of Mathematics and Science: Doing it correctly for once. Bulgarian Journal of Science and Education Policy, 1(1), 77–81.

Koirala, H. P., & Bowman, J. K. (2003). Preparing middle level preservice teachers to integrate mathematics and science: Problems and possibilities. School, Science and Mathematics, 103(3), 145–154.

Leavy, A. M., & Hourigan, M. (2016). Using Lesson Study to support knowledge development in initial teacher education: Insights from early number classrooms. Teaching and Teacher Education, 57, 161-175.

Lewis, C., Perry, R., & Murata, A. (2006). How should research contribute to instructional improvement? The case of lesson study. Educational Researcher, 35(3), 3-14.

Lewis, C., & Hurd, J. (2011). Lesson Study step by step. How teacher learning communities improve instruction. Portsmouth, NH: Heinemann.

Lima, V., & Ramos, M. G. (2017). Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática: Um exercício de análise textual discursiva. Revista Lusófona de Educação, 36, 163-177.

Marble, S. T. (2012). Learning to teach through Lesson Study. Action in Teacher Education, 28(3), 86-96.

ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME.

ME (2018a). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 5.º ano. Ciências Naturais. Recuperado de https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/5_ciencias_naturais.pdf

ME (2018b). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 5.º ano. Matemática. Recuperado de https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/5_matematica_18julho_rev.pdf

Merichelli, M. A. J., & Curi, E. (2016). Estudos de aula (“lesson study”) como metodologia de formação de professores. REnCiMa, Edição Especial: Educação Matemática, 7(4), 15-27.

OECD/CERI (2010). Inspired by technology, driven by pedagogy: A systemic approach to technology-based school innovation. Paris: OECD Publishing.

Oliveira, H., Henriques, A., & Baptista, M. (2019). A tecnologia num cenário de aprendizagem de articulação entre Física e Matemática: Um estudo na formação inicial de professores. Sisyphus Journal of Education, 7(1), 9-30. https://doi.org/10.25749/sis.15805

Pombo, O., Levy, T., & Guimarães, H. (1994). Interdisciplinaridade: Reflexão e experiência (2.ª ed.). Lisboa: Texto Editora.

Pombo, O. (2005). Interdisciplinaridade e integração de saberes. Liinc em Revista, 1(1), 3-15.

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula. Quadrante, 26(2), 43-68.

Roth, W.-M. (2014). Interdisciplinary approaches in mathematics education. In S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of mathematics education (pp. 647–650). Berlin, Heidelberg: Springer.

Saito, E., Harun, I., Kuboki, I., & Tachibana, H. (2006). Indonesian lesson study in practice: case study of Indonesian mathematics and science teacher education project. Journal of In-service Education, 32(2), 171-184.

Science Europe (2018). Symposium Report. Interdisciplinarity. Brussels: Science Europe. Recuperado de https://www.scienceeurope.org/media/yv2huvp1/report-of-2018-science-europe-symposium-on-interdisciplinarity.pdf

Shimahara, N. K. (2002). Teacher professional development in Japan. In G. DeCoker (Ed.), National standards and school reform in Japan and the United States (pp. 107-120). New York: Teachers College Press.

Shuilleabhain, A. N., & Clivaz, S. (2017). Analisando a aprendizagem do professor num estudo de aula: conhecimento matemático para ensinar e níveis de atividade do professor. Quadrante, 26(2), 99 -125.

Sims, L., & Walsh, D. (2009). Lesson study with preservice teachers: lessons from lessons. Teaching and Teacher Education, 25(5), 724-733.

Stepanek, J., Appel, G., Leong, M., Mangan, M. T., & Mitchell, M. (2007). Leading Lesson Study: A practical guide for teachers and facilitators. Thousand Oaks, California: Corwin Press.

Treacy, P., & O’Donoghue, J. (2014). Authentic Integration: a model for integrating mathematics

and science in the classroom. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 45(5), 703–718.

Vrikki, M., Warwick, P., Vermunt, J. D., Mercer, N., & Halem, N. V. (2017). Teacher learning in the context of Lesson Study: A video-based analysis of teacher discussions. Teaching and Teacher Education, 61, 211-224.

Williams, J., & Roth, W.-M. (2019). Theoretical perspectives on interdisciplinary mathematics education. In B. Doig, J. Williams, D. Swanson, R. B. Ferri, & P. Drake (Eds.), Interdisciplinary Mathematics Education. The state of the art and beyond (pp. 13-34). Cham: Springer Open.

Whisenhunt, T. G. (2009). The impact of interdisciplinary lesson study on teachers’ instructional decisions and technology use (Doctoral Thesis). University of Oklahoma, USA.

Yang, J. (2017). Research on how to make interdisciplinary teaching more effective: Based on the Lesson Study of "Gift Packaging". World Association of Lesson Studies 201. Recuperado de https://www.walsnet.org/2017/program/program/pdf/Kday2poster.pdf

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

Branco, N., & Cavadas, B. (2020). Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico. Quadrante, 29(1), 159–183. https://doi.org/10.48489/quadrante.23003

Edição

Secção

Artigos