O desenvolvimento das competências de noticing de futuros professores num contexto de modelação matemática: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.23659

Palavras-chave:

modelação matemática, competências do professor, ensino de modelação matemática, noticing, professores em formação inicial

Resumo

A modelação matemática é desafiante para os estudantes bem como para os professores. Assim, a promoção das competências dos professores para ensinar a modelação matemática é uma componente essencial da formação de professores. Estudos recentes sobre as competências dos professores prestam cada vez mais atenção ao papel da observação, entendido como as competências específicas de cada situação, que são necessárias para agir dentro da sala de aula. Estas competências de observação, específicas da situação, são necessárias para o professor poder reagir a abordagens não antecipadas e a obstáculos imprevistos que os alunos podem encontrar ao trabalharem em problemas de modelação. Para avaliar essas competências, podem ser usados vídeos que simulam situações reais de sala de aula e aferir as competências que são necessárias para realizar espontaneamente um diagnóstico e uma ação adequados. Neste artigo, o desenvolvimento das competências de noticing de futuros professores, num contexto de modelação matemática, é analisado, comparando qualitativamente os dados de um pré e um pós-teste. Um seminário de modelação num curso de mestrado serviu como intervenção. Foram selecionados três professores em formação inicial e o desenvolvimento das suas competências foi analisado, qualitativamente e em profundidade, no que diz respeito a indicadores de progressão. Eles revelaram diferentes trajetórias de aprendizagem, que se manifestaram de diferentes formas, diferenciando-se quanto aos tópicos das dificuldades dos alunos, da utilização de estratégias metacognitivas e das abordagens usadas para resolver o problema.

Referências

Alwast, A., & Vorhölter, K. (2019). Enhancing future teachers’ situation-specific modelling competencies by using staged videos. In U. T. Jankvist, M. van den Heuvel-Panhuizen, & M. Veldhuis (Eds.), CERME-11: Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 1120-1127). Freudenthal Group & Freudenthal Institute, Utrecht University, Netherlands and ERME.

Alwast, A., & Vorhölter, K. (2021). Measuring pre-service teachers’ noticing competencies within a mathematical modelling context – an analysis of an instrument. Educational Studies in Mathematics. https://doi.org/10.1007/s10649-021-10102-8

Blömeke, S., Gustafsson, J.-E., Shavelson, R. (2015). Beyond dichotomies—Competence viewed as a continuum. Zeitschrift für Psychologie, 223(1), 3–13.

Blum, W. (2015). Quality teaching of mathematical modelling: What do we know, what can we do? In S. J. Cho (Ed.), The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education: Intellectual and Attitudinal Challenges (pp. 73–96). Springer.

Borromeo Ferri, R., & Blum, W. (2010). Mathematical modelling in teacher education: Experiences from a modelling seminar. In V. Durand-Guerrier, S. Soury-Lavergne, & F. Arzarello (Eds.), CERME-6: Proceedings of the Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 2046–2055). INRP and ERME.

Eames, C., Brady, C., Jung, H., Glancy, A., & Lesh, R. (2018). Designing powerful environments to examine and support teacher competencies for Models and Modelling: original text – Chapter 8. In R. Borromeo Ferri & W. Blum (Eds.), Lehrerkompetenzen zum Unterrichten mathematischer Modellierung (pp. 237–266). Springer Fachmedien Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-22616-9_11

Galbraith, P. (2015). ‘Noticing’ in the practice of modeling as real world problem solving. In G. Kaiser & H.-W. Henn (Eds.), Werner Blum und seine Beiträge zum Modellieren im Mathematikunterricht: Realitätsbezüge im Mathematikunterricht (pp. 151–166). Springer Fachmedien.

Jacobs, V. R., Lamb, L. L., & Philipp, R. A. (2010). Professional noticing of children's mathematical thinking. Journal for Research in Mathematics Education, 41(2), 169-202.

Kaiser, G. (2007). Modelling and modelling competencies in school. In C. Haines, P. L. Galbraith, W. Blum & S. Khan (Eds.), Mathematical modelling (ICTMA 12): Education, engineering and economics (pp. 110–119). Horwood.

Kaiser, G. (2017). The teaching and learning of Mathematical Modelling. In J. Cai (Ed.), Compendium for research in mathematics education (pp. 267–291). National Council of Teachers of Mathematics.

Kaiser, G., Busse, A., Hoth, J., König, J., & Blömeke, S. (2015). About the complexities of video-based assessments: Theoretical and methodological approaches to overcoming shortcomings of research on teachers’ competence. International Journal of Science and Mathematics Education, 13(2), 369-387. https://doi.org/10.1007/s10763-015-9616-7

Kersting, N. B. (2008). Using video clips of mathematics classroom instruction as item prompts to measure teachers’ knowledge of teaching mathematics. Educational and Psychological Measurement, 68(5), 845–861. https://doi.org/10.1177/0013164407313369

Klock, H. & Wess, R. (2018). Lehrerkompetenzen zum mathematischen Modellieren - Test zur Erfassung von Aspekten professioneller Kompetenz zum Lehren mathematischen Modellierens. https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:hbz:6-36179562140.

Klöckner, V., Siller, H.-S., & Adl, S. (2016). Wie bewegt sich eine Spider-Cam? Eine technische Errungenschaft, die nicht nur Fußballfans begeistert. PM: Praxis der Mathematik in der Schule, 58(69), 26-30.

Kuckartz, U. (2014). Qualitative text analysis: A guide to methods, practice and using software. Sage.

Kunter, M., Baumert, J., Blum, W., Klusmann, U., Krauss, S., & Neubrand, M. (2013). Cognitive activation in the mathematics classroom and professional competence of teachers: Results from the COACTIV project. Springer.

Lindmeier, A. M., Heinze, A. & Reiss, K. (2013). Eine Machbarkeitsstudie zur Operationalisierung aktionsbezogener Kompetenz von Mathematiklehrkräften mit videobasierten Maßen. Journal für Mathematik-Didaktik, 34(1), 99–119.

Maaß, K. (2006). What are modelling competencies? ZDM - Mathematics Education, 38(2), 113-142.

Mason, J. (2011). Noticing: Roots and Branches. In M. G. Sherin, V. R. Jacobs & R. A. Philipp (Eds.), Mathematics teacher noticing: seeing through teachers’ eyes (pp. 35-50). Routledge.

Niss, M., & Blum, W. (2020). The learning and teaching of Mathematical Modelling. Routledge.

Santagata, R., König, J., Scheiner, T., Nguyen, H., Adleff, A. K., Yang, X., & Kaiser, G. (2021). Mathematics teacher learning to notice: A systematic review of studies of video-based programs. ZDM–Mathematics Education, 53(1), 1-16. https://doi.org/10.1007/s11858-020-01216-z

Schack, E. O., Fisher, M. H., & Wilhelm, J. A. (2017). Teacher noticing: bridging and broadening perspectives, contexts, and frameworks. Springer.

Sherin, M. G., Jacobs, V. R., & Philipp, R. A. (2011a). Situating the study of teacher noticing. In M. G. Sherin, V. R. Jacobs, & R. A. Philipp (Eds.), Mathematics teacher noticing: Seeing through teachers’ eyes (pp. 3-13). Routledge.

Sherin, M. G., Jacobs, V. R., & Philipp, R. A. (2011b). Mathematics teacher noticing: seeing through teachers' eyes. Routledge.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-23.

Stillman, G. A. (2011). Applying metacognitive knowledge and strategies in applications and model-ling tasks at secondary school. In G. Kaiser, W. Blum, R. Borromeo Ferri & G. A. Stillman (Eds.), Trends in teaching and learning of Mathematical Modelling (ICTMA 14) (pp. 165–180). Springer.

Van Es, E. A., & Sherin, M. G. (2002). Learning to notice: Scaffolding new teachers’ interpretations of classroom interactions. Journal of Technology and Teacher Education, 10(4), 571-596.

Van Es, E. (2011). A framework for learning to notice student thinking. In M. G. Sherin, V. R. Jacobs & R. A. Philipp (Eds.), Mathematics teacher noticing: seeing through teachers’ eyes (pp. 134–151). Routledge.

Vorhölter, K., & Freiwald, J. (in press). Concept and structure of the Hamburg Modeling Days. Modelling in Science Education and Learning.

Vorhölter, K., Krüger, A., & Wendt, L. (2019). Metacognition in mathematical modelling – an overview. In S. Chamberlain & B. Sriraman (Eds.), Affect and mathematical modeling. Springer.

Zech, F. (2002). Grundkurs Mathematikdidaktik: Theoretische und praktische Anleitungen für das Lehren und Lernen von Mathematik. Beltz.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Alwast, A., & Vorhölter, K. (2021). O desenvolvimento das competências de noticing de futuros professores num contexto de modelação matemática: um estudo de caso. Quadrante, 30(2), 293–314. https://doi.org/10.48489/quadrante.23659

Edição

Secção

Artigos