A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.27091

Palavras-chave:

noticing, pensamento algébrico, formação inicial de professores, experiência de formação

Resumo

A capacidade de noticing é fundamental para as práticas do professor, pelo que é importante que a formação (inicial e contínua) promova oportunidades para que os formandos a desenvolvam. Em particular, é essencial que os (futuros) professores desenvolvam a capacidade de noticing do pensamento dos alunos, em domínios matemáticos específicos, como o pensamento algébrico.  O presente artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da capacidade de noticing (descrever e interpretar) do pensamento algébrico dos alunos de duas futuras educadoras e professoras dos anos iniciais ao longo de uma experiência de formação. O estudo adota uma metodologia qualitativa e os métodos de recolha de dados foram a observação participante, complementada com gravações áudio e vídeo, e a recolha documental. Os resultados evidenciam que em diversos momentos as formandas atendem a aspetos importantes que lhes permitem descrever e interpretar o pensamento algébrico dos alunos. Ainda que, de um modo geral, a capacidade de noticing das formandas tenha evoluído positivamente ao longo da formação, existem algumas dificuldades na componente interpretativa, particularmente, evidenciadas nas suas produções escritas. Estes resultados permitem discutir alguns elementos centrais da formação realizada.

Referências

Blanton, M. L., & Kaput, J. J. (2004). Elementary grade students’ capacity for functional thinking. In M. J. Høines & A. B. Fuglestad (Eds.), Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 135–142). PME.

Blanton, M., Brizuela, B. M., Stephens, A., Knuth, E., Isler, I., Gardiner, A. M., Stroud, R., Fonger, N. L., & Stylianou, D. (2018). Implementing a framework for early algebra. In C. Kieran (Ed.), Teaching and learning algebraic thinking with 5- to 12-year-olds: The global evolution of an emerging field of research and practice (pp. 27-50). Springer.

Blanton, M., Levi, L., Crites, T. W., & Dougherty, B. J. (2011). Developing essential understanding of algebraic thinking for teaching mathematics in grades 3–5. NCTM.

Cabral, J. (2021). O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças (Tese de Doutoramento). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Cabral, J., Oliveira, H., & Mendes, F. (2021). Preservice teachers’ mathematical knowledge about repeating patterns and their ability to notice preschoolers algebraic thinking. Acta Scientiae, 23(6), 30-59. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6302

Callejo, M. L., & Zapatera, A. (2017). Prospective primary teachers’ noticing of students’ understanding of pattern generalization. Journal of Mathematics, 20(4), 309-333. https://doi.org/10.1007/s10857-016-9343-1

Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P., & Espadeiro, G. (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. ME-DGE. https://www.dge.mec.pt/noticias/aprendizagens-essenciais-de-matematica

Carpenter, T. P., Franke, M. L., & Levi, L. (2003). Thinking mathematically: Integrating arithmetic & algebra in elementary school. Heinemann.

Carraher, D. W., & Schliemann, A. D. (2019). Early algebraic thinking and the US mathematics standards for grades K to 5/ El pensamiento algebraico temprano y los estándares matemáticos en la Educación Primaria (6–12 años) en Estados Unidos. Infancia y Aprendizage: Journal for the Study of Education and Development, 42(3), 479-522. https://doi.org/10.1080/02103702.2019.1638570

Clements D., & Sarama, J. (2009). Learning and teaching early math: The learning trajectories approach. Routledge.

Creswell, J. W. (2012). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches (4th ed.). Sage.

El Mouhayar, R. (2019). Exploring teachers’ attention to students’ responses in pattern generalization tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, 22, 575-605. https://doi.org/10.1007/s10857-018-9406-6

Estapa, A. T., Amador, J., Kosko, K. W., Weston, T., Araujo, Z., & Aming-Attai, R. (2018). Preservice teachers’ articulated noticing through pedagogies of practice. Journal of Mathematics Teacher Education, 21(4), 387-415. https://doi.org/10.1007/s10857-017-9367-1

Hunter, J., & Miller, M. (2022). Using a culturally responsive approach to develop early algebraic reasoning with young diverse learners. International Journal of Science and Mathematics Education, 20, 111-131. https://doi.org/10.1007/s10763-020-10135-0

Ivars, P., Fernández, C., & Llinares, S. A. (2020). Learning trajectory as a scaffold for pre-service teachers’ noticing of students’ mathematical understanding. International Journal of Science and Mathematics Education, 18, 529-548. https://doi.org/10.1007/s10763-019-09973-4

Jacobs, V. R., Lamb, L. L., & Philipp, R. A. (2010). Professional noticing of children's mathematical thinking. Journal for Research in Mathematics Education, 41(2), 169-202.

Jacobs V. R., Philipp R. A., Sherin, M. G. (2018). Noticing of mathematics teachers. In Lerman S. (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77487-9_120-4

Kaput, J. J. (1999). Teaching and learning a new algebra with understanding. In E. Fennema & T. Romberg (Orgs.), Mathematics classrooms that promote understanding (pp. 133-155). Lawrence Erlbaum Associates.

Kieran, C. (2007). Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante, 16(1), 5-26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22814

Kieran, C. (2011). Overall commentary on early algebraization: Perspectives for research and teaching. In J. Cai & E. Knuth (Eds.), Early algebraization: A global dialogue from multiple perspectives (pp. 579-593). Springer.

Llinares, D. (2019). Descriptores del desarrollo de la mirada profesional en el contexto de la generalización de patrones. Bolema, 33(65), 1464-1486. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a23

Magiera, M., van den Kieboom, L., & Moyer, J. (2013). An exploratory study of pre-service middle school teachers’ knowledge of algebraic thinking. Educational Studies in Mathematics, 84(1), 93–113. https://doi.org/10.1007/s10649-013-9472-8

Melhuish, K., Thanheiser, E. & Guyot, L. (2020). Elementary school teachers’ noticing of essential mathematical reasoning forms: Justification and generalization. Journal of Mathematics Teacher Education, 23, 35-67. https://doi.org/10.1007/s10857-018-9408-4

Mestre, C. (2014). O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade: Uma experiência de ensino (Tese de Doutoramento). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2016). Práticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de Matemática. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo, & L. Santos (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática (pp. 327-340). SPIEM.

Oliveira, H., & Mestre, C. (2014). Opportunities to develop algebraic thinking in elementary grades throughout the school year in the context of mathematics curriculum changes. In Y. Li, E. Silver & S. Li (Eds). Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices (pp. 173-197). Springer.

Pitta-Pantazi, D., Chimoni, M., & Christou, C. (2020). Different types of algebraic thinking: An empirical study focusing on middle school students. International Journal of Science and Mathematics Education, 18, 965-984. https://doi.org/10.1007/s10763-019-10003-6

Ponte, J. P., Branco, N. & Matos, A. (2009). Álgebra no Ensino Básico. ME - DGIDC.

Radford, L. (2014). The progressive development of early embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, 26, 257-277. https://doi.org/10.1007/s13394-013-0087-2

Rodrigues, R., Cyrino, M., & Oliveira, H. (2018). Comunicação no ensino exploratório: Visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, 32(62), 967-989. http://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a11

Rodrigues, R. V. R., Cyrino M. C. C. T., & Oliveira, H. (2019). Percepção profissional de futuros professores sobre o pensamento algébrico dos alunos na exploração de um caso multimídia. Quadrante, 28(1), 100-123. https://doi.org/10.48489/quadrante.22975

Sherin, M. G., & van Es, E. A. (2009). Effects of video club participation on teachers’ professional vision. Journal of Teacher Education, 60, 20-37. https://doi.org/10.1177/0022487108328155

Sherin, M. G., Jacobs, V. R., & Philipp, R. A. (2011). Situating the study of teacher noticing. In M. G. Sherin, V. R. Jacobs, & R. A. Philipp (Eds.), Mathematics teacher noticing: Seeing through teachers’ eyes (pp. 3-13). Routledge.

Warshauer, H. K., Starkey, C., Herrera, C. A., & Smith, S. (2021). Developing prospective teachers’ noticing and notions of productive struggle with video analysis in a mathematics content course. Journal of Mathematics Teacher Education, 24, 89-121. https://doi.org/10.1007/s10857-019-09451-2

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Cabral, J., Mendes, F., & Oliveira, H. (2022). A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na formação inicial. Quadrante, 31(1), 28–53. https://doi.org/10.48489/quadrante.27091

Edição

Secção

Artigos