Chamada de artigos: número temático 2025

2025-04-07

Tendências de investigação sobre o ensino e a aprendizagem da matemática no âmbito da educação STE(A)M

 

Editores:

Teresa Blanco, University of Santiago de Compostela, Spain

Andrea Capozucca, University of Camerino and Istituto d'Istruzione Superiore Leonardo da Vinci of Civitanova Marche, Italy

Berta Barquero, University of Barcelona, Spain

 

A "Quadrante" é uma revista científica que publica artigos de investigação na área da educação matemática. É com prazer que anunciamos que, em 2025, esta revista de investigação em Educação Matemática, publicada em Portugal, dedicará um número temático ao tema "Tendências de Investigação no Ensino e Aprendizagem de Matemática no contexto da Educação STE(A)M" (número 2 do volume 34). Este número visa explorar a interação dinâmica entre a educação matemática e a educação STE(A)M (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), focando-se em resultados e tendências de investigação que contribuam para o avanço do ensino e da aprendizagem nestes campos interligados.

Nos últimos anos, a integração da educação STE(A) ganhou destaque como uma abordagem essencial para preparar os estudantes para as exigências de um mundo em rápida evolução e orientado pela tecnologia. A matemática serve como um pilar fundamental dentro das disciplinas STE(A)M, desempenhando um papel crítico no fomento de competências de resolução de problemas, pensamento analítico e conexões interdisciplinares. Este número temático procura abordar questões como:

  • Como pode a educação matemática ser eficazmente integrada no ensino e aprendizagem STE(A)M?

  • Que abordagens inovadoras ou tecnologias podem melhorar o ensino de matemática em contextos STE(A)M?

  • Como podem os projetos interdisciplinares STE(A)M melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos?

  • Como podem os projetos de design de engenharia contextualizar e reforçar o ensino e aprendizagem de matemática?

  • Que desafios e oportunidades surgem ao implementar tarefas focadas em STE(A)M nas aulas de matemática?

  • Como podem as competências de modelação matemática e resolução de problemas ser fomentadas dentro da educação STE(A)M?

  • Qual o papel dos fatores afetivos ao integrar a educação STE(A)M no ensino e aprendizagem de matemática?

Esta edição temática dedica-se a investigar a fundo as diversas dimensões da educação matemática numa perspectiva integrada de Educação STE(A)M. Os fundamentos teóricos e os resultados da investigação serão o foco desta edição, considerando a conexão simbiótica da educação STE(A)M com a modelação matemática, projetos interdisciplinares, resolução de problemas e abordagens baseadas em tecnologia para problemas autênticos do mundo real e design de engenharia.

Os potenciais tópicos incluem, mas não se limitam a:

  • Abordagens pedagógicas inovadoras para integrar a matemática na educação STE(A)M.

  • Estudos de caso ou melhores práticas de escolas ou sistemas educativos que integram STE(A)M e ensino e aprendizagem de matemática.

  • Resultados de projetos ou currículos interdisciplinares que conectam matemática com educação STE(A)M.

  • O papel da tecnologia (ex., IA, robótica, simulações, programação) no ensino de matemática em contextos STE(A)M.

  • O impacto da resolução de problemas interdisciplinares na compreensão matemática dos alunos e nas competências STE(A)M.

  • Abordagens de modelação matemática na educação STE(A)M e o seu impacto na aprendizagem dos alunos, no desenvolvimento de competências críticas e analíticas.

  • Formação de professores para implementar uma educação matemática focada em STE(A)M.

  • Estratégias de avaliação da aprendizagem matemática em atividades STE(A)M.

  • Equidade, diversidade e inclusão no ensino de matemática orientado para STE(A)M.

  • Fatores afetivos na aprendizagem de matemática dentro da educação STE(A)M, incluindo motivação, interesse e atitudes.

  • Estratégias para melhorar o envolvimento e a persistência dos alunos na resolução de problemas matemáticos em contextos STE(A)M.

Informações sobre submissão de manuscritos: 

Esta chamada de artigos convida contribuições teóricas ou empíricas originais que estejam alinhadas com o tema do número temático. As submissões são aceites em Português, Espanhol, Inglês ou Francês, e não devem exceder 8,000 palavras, aderindo às normas de publicação do Quadrante, disponíveis em:

https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/about/submissions

Cada manuscrito será submetido a um processo de revisão por pares duplamente anónimo. 

Prazo de submissão: 1 de Julho de 2025.