Chamada de artigos: número temático 2025
Tendências de investigação sobre o ensino e a aprendizagem da matemática no âmbito da educação STE(A)M
Editores:
Teresa Blanco, University of Santiago de Compostela, Spain
Andrea Capozucca, University of Camerino and Istituto d'Istruzione Superiore Leonardo da Vinci of Civitanova Marche, Italy
Berta Barquero, University of Barcelona, Spain
A "Quadrante" é uma revista científica que publica artigos de investigação na área da educação matemática. É com prazer que anunciamos que, em 2025, esta revista de investigação em Educação Matemática, publicada em Portugal, dedicará um número temático ao tema "Tendências de Investigação no Ensino e Aprendizagem de Matemática no contexto da Educação STE(A)M" (número 2 do volume 34). Este número visa explorar a interação dinâmica entre a educação matemática e a educação STE(A)M (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), focando-se em resultados e tendências de investigação que contribuam para o avanço do ensino e da aprendizagem nestes campos interligados.
Nos últimos anos, a integração da educação STE(A) ganhou destaque como uma abordagem essencial para preparar os estudantes para as exigências de um mundo em rápida evolução e orientado pela tecnologia. A matemática serve como um pilar fundamental dentro das disciplinas STE(A)M, desempenhando um papel crítico no fomento de competências de resolução de problemas, pensamento analítico e conexões interdisciplinares. Este número temático procura abordar questões como:
- Como pode a educação matemática ser eficazmente integrada no ensino e aprendizagem STE(A)M?
- Que abordagens inovadoras ou tecnologias podem melhorar o ensino de matemática em contextos STE(A)M?
- Como podem os projetos interdisciplinares STE(A)M melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos?
- Como podem os projetos de design de engenharia contextualizar e reforçar o ensino e aprendizagem de matemática?
- Que desafios e oportunidades surgem ao implementar tarefas focadas em STE(A)M nas aulas de matemática?
- Como podem as competências de modelação matemática e resolução de problemas ser fomentadas dentro da educação STE(A)M?
- Qual o papel dos fatores afetivos ao integrar a educação STE(A)M no ensino e aprendizagem de matemática?
Esta edição temática dedica-se a investigar a fundo as diversas dimensões da educação matemática numa perspectiva integrada de Educação STE(A)M. Os fundamentos teóricos e os resultados da investigação serão o foco desta edição, considerando a conexão simbiótica da educação STE(A)M com a modelação matemática, projetos interdisciplinares, resolução de problemas e abordagens baseadas em tecnologia para problemas autênticos do mundo real e design de engenharia.
Os potenciais tópicos incluem, mas não se limitam a:
- Abordagens pedagógicas inovadoras para integrar a matemática na educação STE(A)M.
- Estudos de caso ou melhores práticas de escolas ou sistemas educativos que integram STE(A)M e ensino e aprendizagem de matemática.
- Resultados de projetos ou currículos interdisciplinares que conectam matemática com educação STE(A)M.
- O papel da tecnologia (ex., IA, robótica, simulações, programação) no ensino de matemática em contextos STE(A)M.
- O impacto da resolução de problemas interdisciplinares na compreensão matemática dos alunos e nas competências STE(A)M.
- Abordagens de modelação matemática na educação STE(A)M e o seu impacto na aprendizagem dos alunos, no desenvolvimento de competências críticas e analíticas.
- Formação de professores para implementar uma educação matemática focada em STE(A)M.
- Estratégias de avaliação da aprendizagem matemática em atividades STE(A)M.
- Equidade, diversidade e inclusão no ensino de matemática orientado para STE(A)M.
- Fatores afetivos na aprendizagem de matemática dentro da educação STE(A)M, incluindo motivação, interesse e atitudes.
- Estratégias para melhorar o envolvimento e a persistência dos alunos na resolução de problemas matemáticos em contextos STE(A)M.
Informações sobre submissão de manuscritos:
Esta chamada de artigos convida contribuições teóricas ou empíricas originais que estejam alinhadas com o tema do número temático. As submissões são aceites em Português, Espanhol, Inglês ou Francês, e não devem exceder 8,000 palavras, aderindo às normas de publicação do Quadrante, disponíveis em:
https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/about/submissions
Cada manuscrito será submetido a um processo de revisão por pares duplamente anónimo.
Prazo de submissão: 1 de Julho de 2025.