A teoria das representações sociais e a cognição matemática

Autores

  • Guida de Abreu University of Luton, UK

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22664

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre as influências sócio-culturais na cognição matemática. Uma análise do paradigma dominante na pesquisa em cognição e cultura mostra como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuíram para o avanço nesta área. Ao mesmo tempo essa análise aponta limitações na forma como as influências sócio-culturais têm sido teorizadas e estudadas. Na segunda parte do artigo argumenta-se que a teoria das representações sociais pode proporcionar uma base para o desenvolvimento de uma nova perspectiva teórica que ultrapasse as limitações apontadas.

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Publicado

1995-06-30

Como Citar

Abreu, G. de. (1995). A teoria das representações sociais e a cognição matemática. Quadrante, 4(1), 25–41. https://doi.org/10.48489/quadrante.22664

Edição

Secção

Artigos