Interpretação cognitiva das declarações dos teoremas

Autores

  • Marcelino J. Ibañes Jalón Instituto “Vega del Prado”, Valladolid, Espanha
  • Tomás Ortega del Rincón Facultad de Educación, Universidad de Valladolid, Espanha https://orcid.org/0000-0002-1116-8226

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22734

Resumo

Este artigo é o terceiro de uma trilogia, que faz parte de uma investigação muito mais ampla que, desde alguns anos atrás, está sendo desenvolvida no Departamento de Matemática do Ensino de Matemática. A pesquisa aqui apresentada surge de maneira natural ao analisar os esquemas de prova dos alunos do primeiro ano do ensino médio (16-17 anos), uma vez que apresentam sérias dificuldades em reconhecer e distinguir a hipótese e a conclusão dos teoremas em diferentes tipos de frases, e especialmente quando contêm expressões específicas da linguagem matemática. Também descreve como os alunos podem melhorar a compreensão de declarações matemáticas com instruções apropriadas. 

Publicado

2001-12-30

Como Citar

Ibañes Jalón, M. J., & Ortega del Rincón, T. (2001). Interpretação cognitiva das declarações dos teoremas . Quadrante, 10(2), 97–123. https://doi.org/10.48489/quadrante.22734

Edição

Secção

Artigos