Novos Professores: Primeiros anos de profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22752

Palavras-chave:

Formação inicial, formação para o ensino da Matemática, novos professores, relações com a Matemática

Resumo

Este artigo pretende contribuir para o conhecimento dos problemas que se colocam aos novos professores quando iniciam a sua profissão. Nele se apresentam os resultados parciais de um projecto de investigação desenvolvido com quatro professoras do 1º ciclo do ensino básico, em início de carreira, numa escola dos arredores de Lisboa. Faz-se uma análise da forma como perspectivam o ser professor, como se relacionam com a matemática e também com os pais/família.

As conclusões do estudo apontam para a necessidade de equacionar a abordagem à formação para o ensino da Matemática na formação inicial, tanto ao nível dos conteúdos, como da sua didáctica e da utilização de materiais. É também referido o facto de, dada a grande diversidade social das nossas escolas, ser urgente introduzir na formação inicial a análise e discussão de diferentes casos, bem como aspectos referentes às relações escola/família. Aponta-se ainda para a importância de apoiar os novos professores quando entram no sistema.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

Serrazina, L., & Oliveira, I. (2002). Novos Professores: Primeiros anos de profissão. Quadrante, 11(2), 55–73. https://doi.org/10.48489/quadrante.22752

Edição

Secção

Artigos