Approaching Early Algebra: Teachers' educational processes and classroom experiences

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22812

Palavras-chave:

Tarefas que desenvolvem o pensamento algébrico, Pensamento algébrico, Generalização, Early Algebra, Desenvolvimento profissional

Resumo

Depois de um breve olhar sobre os principais passos que conduziram ao surgimento da Early Algebra como um campo específico de estudo, destacamos as vertentes principais do nosso trabalho e seu enquadramento teórico para promover o pensamento algébrico nos alunos e para orientar o professor na concepção e concretização de práticas favoráveis ao ensino da Early Algebra.

Seguidamente, apresentamos um excerto de um processo didáctico, realizado numa turma do terceiro ano de escolaridade, que é significativo do ponto de vista das produções dos alunos e da cultura de sala de aula induzida pelo professor. Concluimos com algumas considerações sobre a eficácia da nossa metodologia de trabalho na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento profissional do professor.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Cusi, A., & Malara, N. A. (2007). Approaching Early Algebra: Teachers’ educational processes and classroom experiences . Quadrante, 16(1), 57–80. https://doi.org/10.48489/quadrante.22812

Edição

Secção

Artigos