Approaching Early Algebra: Teachers' educational processes and classroom experiences
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22812Palavras-chave:
Tarefas que desenvolvem o pensamento algébrico, Pensamento algébrico, Generalização, Early Algebra, Desenvolvimento profissionalResumo
Depois de um breve olhar sobre os principais passos que conduziram ao surgimento da Early Algebra como um campo específico de estudo, destacamos as vertentes principais do nosso trabalho e seu enquadramento teórico para promover o pensamento algébrico nos alunos e para orientar o professor na concepção e concretização de práticas favoráveis ao ensino da Early Algebra.
Seguidamente, apresentamos um excerto de um processo didáctico, realizado numa turma do terceiro ano de escolaridade, que é significativo do ponto de vista das produções dos alunos e da cultura de sala de aula induzida pelo professor. Concluimos com algumas considerações sobre a eficácia da nossa metodologia de trabalho na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento profissional do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.